A companhia brasiliense Novos Candangos encerra sua turnê nacional em Curitiba após passagens de sucesso por João Pessoa e Belo Horizonte.

O grupo se apresenta nos dias 23, 24, 25 e 26 de outubro, no Teatro Cleon Jacques. As apresentações integram a Mostra de Teatro Novos Candangos, realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

+ Leia Também + O filme que Inácio Loyola Brandão sempre quis fazer 

A iniciativa traz três obras do repertório autoral da companhia:

  1. O drama “Selva” acontece nos dias 23 e 24 de outubro, às 20h;
  2. O monólogo “Minha Grande Pequena”, nos dias 25 e 26 de outubro, às 16h;
  3. A comédia “Novelão”, também nos dias 25 e 26, sábado às 20h e domingo às 19h.

As sessões contam com acessibilidade em Libras e audiodescrição. Classificação indicativa: 14 anos.

Três montagens, três universos

O espetáculo “Selva” é estruturado em nove cenas interligadas que exploram as tensões das relações humanas contemporâneas. Conflitos entre casais, familiares e amantes expõem medos, inseguranças e a dificuldade de comunicação, revelando também pequenos gestos de afeto em meio à brutalidade cotidiana.

Em “Minha Grande Pequena”, o público acompanha a trajetória de uma dona de casa perturbada por misteriosas cartas anônimas de teor obsceno.

Inspirada em contos de Hilda Hilst, Clarice Lispector e Ignácio de Loyola Brandão, a peça combina humor ácido e drama para tratar da solidão e dos desejos reprimidos.

A montagem conquistou prêmios de Melhor Direção, Atriz, Trilha Sonora e Caracterização Cênica no Festival de Teatro de Mariana 2024 (MG) e o título de 1º lugar – Espetáculo Solo no Prêmio Web de Teatro do DF (2025).

Fechando o repertório, a comédia “Novelão” transporta o público à fictícia Água Seca, onde disputas políticas, romances e segredos dão forma a uma homenagem às telenovelas brasileiras. O espetáculo combina humor, drama e exageros típicos da teledramaturgia.

“Essa circulação é especial para os Novos Candangos porque faz nosso trabalho chegar a outros lugares, para outros públicos. A gente tá muito feliz de trocar com pessoas de diferentes cidades e formas de pensar. É enriquecedor!”, destaca o diretor Diego de León.

Sobre a companhia

Fundada em 2012, a Cia. Novos Candangos se destaca por revisitar clássicos e criar obras autorais com linguagem pop e contemporânea. Em mais de uma década, o grupo produziu 11 espetáculos e 3 curtas-metragens, explorando temas atuais e dialogando com públicos diversos.

Cena da peça “Minha Grande Pequena”. Foto: Humberto Araújo

Entre os trabalhos mais recentes estão “Selva”, “Novelão” e o monólogo “Minha Grande Pequena”, que integram a mostra. A companhia também desenvolve projetos educativos e de cunho social, como o infantil “Os Dedos da Mão do João” e o espetáculo adulto “Memórias Coloridas”.

Reconhecida pela crítica e pelo público, a companhia acumula prêmios em festivais do DF e de todo o Brasil, incluindo “Melhor Espetáculo” por A Falecida, “Melhor Atriz” para Tati Ramos e Clara Camarano, “Melhor Direção” para Diego de León e Natália Leite e “Melhor Espetáculo pelo Júri Popular” para Perdoa-me por me Traíres.

Cia. Novos Candangos encerra turnê nacional em Curitiba

Onde: Teatro Cleon Jacques — R. Prof. Nilo Brandão, 710 – São Lourenço, Curitiba
Quando:
“Selva” – 23 e 24/10, às 20h
“Minha Grande Pequena” – 25 e 26/10, às 16h
“Novelão” – 25/10, às 20h, e 26/10, às 19h
Quanto: Gratuito
Ingressos disponíveis em sympla.com.br

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile