Nunca houve um artista como Paulo César Pereio.

Se faltava uma prova, a exposição “Semana que vem eu me organizo”, entra em cartaz na nova galeria do Sesc Tijuca, no dia 1º de novembro, para cobrir com uma nova luz a vida e obra do ator fundamental do cinema brasileiro.

+ Leia Também + Bia Lessa testa os limites do cinema ao adaptar Guimarães Rosa 

A mostra gratuita apresenta, pela primeira vez ao público, um acervo inédito de Pereio, reunindo desenhos, cartas, poesias, rabiscos e objetos produzidos no período em que viveu no bairro da Bela Vista, em São Paulo.

Autorretrato do ator em exposição no Sesc Tijuca. Foto: divulgação

A exposição multimídia inclui instalações com projeções e áudios inéditos, que ampliam a percepção sobre sua vida e obra. A programação segue até fevereiro de 2026.

A mostra foi organizada pelos filhos do ator — Lara, João e Thomaz Velho — e revela um lado pouco conhecido de Pereio: o criador visual que transformava o cotidiano em arte.

“Queremos mostrar ao público o universo dele para além da dramaturgia, revelando criações que até hoje ficaram restritas ao ambiente íntimo da família”, afirma Lara Velho, diretora da mostra.

A arquitetura e cenografia levam a assinatura de Tania Sarquis, Daniel Leão e Thiago Borges, dos estúdios Sauá e Mostra – Arte e Arquitetura. O trio recria o clima caótico e inventivo do apartamento de Pereio, onde objetos banais se tornavam arte. A planta expográfica foi desenhada especialmente para o Sesc Tijuca, reforçando a atmosfera de improviso que caracterizava o ator.

Instalações e memórias

Entre os destaques está a instalação “Bela Vista”, composta por vídeos montados a partir de fotografias feitas por Lara Velho no apartamento do pai, muitas delas com a presença dele. O espaço contará ainda com áudios inéditos em que Pereio canta, narra e comenta suas próprias lembranças.

Thomaz Velho, artista plástico, homenageia o pai com uma obra inédita. A programação paralela inclui leituras teatrais dirigidas por João Velho, com a participação de figuras marcantes na trajetória do ator, além da exibição de filmes estrelados por Pereio.

Os desenhos e manuscritos revelam também sua relação afetiva com mulheres que marcaram sua vida, como Neila Tavares e Cissa Guimarães.

A ideia da mostra surgiu a partir de uma conversa entre Pereio e a artista plástica Pinky Wainer, no programa Sem Frescura (Canal Brasil). Wainer sugeriu que o ator publicasse um livro com seus registros visuais. Os filhos transformaram essa provocação em projeto, reunindo e organizando o material que agora ganha exibição pública.

A direção de arte é de Lara e Thomaz Velho, as leituras teatrais ficam sob direção de João Velho, e a curadoria é assinada pela professora Adriana Nakamuta.

Pereio, o inesgotável

Nascido em Alegrete (RS), em 19 de outubro de 1940, Paulo César Pereio atuou em mais de 60 filmes, com diretores como Glauber Rocha, Hector Babenco, Arnaldo Jabor, Hugo Carvana e Ruy Guerra.

Sua trajetória começou a ganhar destaque com Os Fuzis (1964), de Guerra, e se consolidou no Cinema Novo em títulos como Terra em Transe, Os Inconfidentes, Chuvas de Verão, Toda Nudez Será Castigada e Eu Te Amo.

No teatro, brilhou entre 1956 e 2016, com atuações marcantes em Roda Viva, As Bacantes e O Anti-Nelson Rodrigues.

Pereio, eu te odeio

Em 2023, foi lançado o documentário Peréio, Eu Te Odeio dirigido pelo quadrinista Allan Sieber e por Tasso Dourado.

Com depoimentos de amigos e familiares, o longa explora as idiossincrasias do ator com humor e teve duas exibições muito especiais: uma com a presença de Pereiro no festival do Rio em 2023 e outra durante o velório do ator no ano seguinte.

Semana que vem eu me organizo

Onde: Sesc Tijuca – Rua Barão de Mesquita, 539 – Tijuca, Rio de Janeiro
Quando: De 1º de novembro de 2025 a fevereiro de 2026
Quanto: Gratuito

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile