O espetáculo “Deriva”, que celebra os 18 anos de trajetória da Súbita Companhia, volta aos palcos em curta temporada no Teatro Cleon Jacques, em Curitiba. A peça, que investiga a relação entre corpo e cidade, terá apresentações de sexta (31/10) a domingo (2/11), com entrada gratuita.

+ Leia Também + Como foi a primeira semana de Três Graças 

Os ingressos serão distribuídos uma hora antes das sessões. No sábado (1/11), a apresentação contará com tradução em Libras. Nesta temporada, a companhia promove também a oficina Criação Coletiva, ministrada pelos dramaturgos Maíra Lour e Pablito Kucarz, autores da peça.

Foto: Mateus Tropo

Deriva” é um convite a percorrer o centro histórico de Curitiba, capturando a fúria, a beleza e as contradições do espaço urbano. O espetáculo se constrói nas relações entre corpo, palavra e imagem, refletindo sobre como a cidade atravessa o ser humano e transforma o corpo em um território sensível diante da pressa contemporânea.

A dramaturgia é resultado de uma pesquisa inspirada no pensamento do geógrafo Milton Santos — “O centro do mundo está em todo lugar, o mundo é o que se vê de onde se está”. A partir dessa perspectiva, a Súbita desenvolve uma investigação cênica que considera o corpo como espaço de atravessamento de questões poéticas, políticas e estéticas.

Com direção de Maíra Lour, o elenco traz Dafne Viola, Flávia Imirene, Nathan Gabriel, Pablito Kucarz e Patricia Cipriano. O projeto é realizado por meio do Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas.

Sobre a Súbita Companhia

Foto: Carol Castanho

Criada em 2007, a Súbita Companhia de Teatro é um coletivo de artistas sediado em Curitiba (PR) que desenvolve espetáculos, filmes, publicações e ações formativas. Sua pesquisa continuada em encenação e dramaturgia contemporâneas se concentra nos estudos do corpo e do movimento, promovendo espaços de troca com artistas e grupos do Brasil e do exterior.

Com 18 espetáculos, 8 curtas-metragens e 11 publicações, a Súbita é reconhecida pela consistência de sua produção e pelo incentivo à formação e circulação das artes cênicas. Em 2025, a companhia completa 18 anos de atuação ininterrupta no cenário cultural brasileiro, mantendo o apoio da Funarte no biênio 2024–2025.

Espetáculo: Deriva — Súbita Companhia

Onde: Teatro Cleon Jacques (R. Prof. Nilo Brandão, 710 – Curitiba/PR)
Quando:
31/10 (sex) – 20h
01/11 (sáb) – 20h (com Libras)
02/11 (dom) – 18h
Quanto: Entrada gratuita. Ingressos distribuídos uma hora antes.

Oficina Criação Coletiva
Com: Maíra Lour e Pablito Kucarz
Quando: 01/11 (sáb), das 14h às 18h
Onde: Teatro Cleon Jacques
Inscrições: Gratuitas até 28/10 no link forms.gle/inSmYRWUASSDETvv5

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile