Misto de horror com sci-fi distópica à brasileira, Enterre Seus Mortos chega às salas de cinema do país nesta quinta (30), às vésperas do Halloween. Dirigido por Marco Dutra, o filme é estrelado por Selton Mello, Marjorie Estiano e Danilo Grangheia.
O longa é livremente inspirado no livro homônimo da escritora Ana Paula Maia, um dos principais nomes da literatura contemporânea. A autora, que vive em Curitiba, foi duas vezes vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura e roteirista da série Desalma (2020).
+ Leia Também + Por que amamos tanto o filme ‘Caramelo’?
Assisti ao filme no Festival do Rio de 2024, há cerca de um ano, na Première Brasil — início da trajetória do longa pelos mais importantes festivais internacionais dedicados ao terror e à fantasia.
O filme tem produção de Rodrigo Teixeira — produtor de Rio e Ainda Estou Aqui — que contou, durante a estreia no Cine Odeon, no ano passado, que no Natal de 2019 viajava sozinho para Nova York, em meio a um processo de separação, quando leu Enterre Seus Mortos (2018).
Escrito por uma das vozes mais originais da literatura brasileira, o livro mistura novela policial, faroeste de horror e romance filosófico. Impactado pela leitura, o produtor desceu do avião decidido: “Eu tenho que oferecer esse livro pro Marco Dutra”, um dos mais prestigiados diretores do cinema de gênero no país, autor de obras como O Silêncio do Céu e Quando Eu Era Vivo.
Seis anos depois, o filme chega às salas comerciais.
Aos fãs do livro e do seu protagonista, a escritora Ana Paula Maia faz um alerta: “O filme é do Marco”. Ela completa:
“Eu acredito que, quando a gente vende um livro, tem que desapegar. Aquele ali não é o Edgar Wilson das páginas, que é fã de Braddock 3 – O Resgate (1988), um Edgar que resolve problemas, que não se apaixona… o Edgar do filme é uma releitura”, explica. A autora reconhece no longa-metragem a assinatura e as influências próprias do diretor.
O personagem Edgar Wilson, vivido por Selton Mello, é uma figura recorrente na obra de Ana Paula Maia e aparece também nas sequências De Cada Quinhentos, Uma Alma e Búfalos Selvagens.
Enterre Seus Mortos narra a rotina de Edgar, encarregado de remover animais mortos nas rodovias da fictícia cidade de Abalurdes. Trabalhando ao lado de Tomás (Danilo Grangheia), um ex-padre excomungado, e sob o comando de Nete (Marjorie Estiano), Edgar vê sua vida mudar quando sinais de um possível apocalipse começam a surgir ao redor.
A recriação do livro — com roteiro coassinado pelo cineasta capixaba Caetano Gotardo — constrói uma atmosfera sombria e simbólica. Um Edgar mais humano e atormentado do que o do livro enfrenta o cenário distópico como metáfora do colapso social e ambiental e do desejo confuso de redenção.
Enterre Seus Mortos é um dos filmes mais originais e instigantes do cinema de gênero brasileiro do século 21. Uma obra que merece ser vista no cinema e é obrigatória para quem é fã de horror e ficção científica.

