No dia 18 de novembro, Curitiba volta seu olhar para a memória de um de seus eventos culturais mais importantes. A Associação Paranaense de Teatro de Bonecos (APRTB) lança o documentário “Festival Espetacular de Teatro de Bonecos”, obra inédita que revisita a história do festival criado na capital paranaense e que viveu seu auge nas décadas de 1990 e 2000, tornando-se referência do teatro de animação no Brasil e na América Latina.
+ Leia Também + Curta sobre Nireu Teixeira, o mestre da caixinha de fósforos, estreia na Cinemateca
A sessão acontece às 15h, na Cinemateca de Curitiba, e marca o início formal do processo para solicitar a salvaguarda do Festival como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da cidade. O lançamento integra as ações pelos 40 anos da APRTB, comemorados em 2025. A entrada é gratuita.

No dia 20 de novembro, às 19h, o documentário estreia também em formato digital no canal da Associação no YouTube, onde permanecerá disponível gratuitamente:
https://www.youtube.com/@APRTB
Viabilizado por edital da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) na área de patrimônio cultural, o projeto é uma iniciativa da gestão 2024 da APRTB, liderada pela presidente Inece Gomes, atriz, bonequeira e produtora cultural. A proposta responde à necessidade de preencher lacunas históricas sobre o Festival, cujas informações foram se perdendo com o passar dos anos, mudanças de gestão e transformações tecnológicas.
“Gerações de artistas, entusiastas e público que acompanharam este festival se perguntam como ele se manteve tão relevante. Com o tempo, as informações se perderam”, afirma Inece Gomes. “Este registro é fundamental para iniciarmos a preservação oficial do legado.”
Achados inéditos
Para a pesquisa documental, o projeto convidou a arquiteta e urbanista Letícia Nardi, especialista em preservação do patrimônio cultural. Logo no início, a equipe se surpreendeu ao encontrar registros desconhecidos em acervos públicos. A investigação permitiu reconstruir a trajetória das 24 edições do festival, com base em documentos do Teatro Guaíra e do Arquivo Público do Paraná.

A quantidade de materiais revelados superou expectativas. “A dimensão do acervo foi uma surpresa. Os documentos mostraram a escala do festival, a participação de vários estados e países e evidenciaram que o teatro de bonecos no Paraná é uma tradição familiar”, afirma Nardi. A pesquisadora sistematizou os dados dos catálogos em uma planilha detalhada, revelando a grandiosidade da programação ao longo dos anos.
A pesquisa guiou também a seleção das pessoas entrevistadas, priorizando artistas e companhias fundamentais para a história do evento, como os bonequeiros Manuel Kobachuk (in memoriam), Renato Perré, Carazowski e Olga Romero. Nardi destaca ainda o papel essencial de Magda Modesto, do Rio de Janeiro, que articulou a vinda de diversas companhias internacionais nos anos 1990 e 2000, período em que a comunicação era um grande desafio.
Como o acervo pessoal de bonequeiros e profissionais guarda memórias ainda não catalogadas, a presidente da APRTB afirma que este será o passo de uma etapa futura.
“Optamos por concentrar este primeiro momento no material do Teatro Guaíra. Há muito a ser pesquisado na continuidade”, completa Inece.
SERVIÇO

Lançamento do documentário “Festival Espetacular de Teatro de Bonecos”
Quando: 18 de novembro (terça-feira), às 15h
Quanto: entrada franca
Onde: Cinemateca de Curitiba
Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco
