A Sociedade Operária Beneficente Treze de Maio, em Curitiba, reconhecida como um dos quilombos urbanos centenários da cultura brasileira, será o palco de uma celebração histórica: o show alusivo aos 10 anos de carreira da cantora e compositora Janine Mathias.
Com mais de 15 convidados especiais, a noite será marcada pela ancestralidade, com menção honrosa à personalidades importantes do cenário curitibano, exposição de diversas marcas com empreendedoras locais e espaços gastronômicos. O evento acontece em 29 de novembro, a partir das 20h, com ingressos gratuitos disponíveis pela plataforma Meaple.
+ Leia Também + Janine Mathias responde com samba
Janine Mathias é uma das vozes mais potentes da música preta brasileira contemporânea. Com mais de um milhão de plays nas plataformas digitais e mais de 40 mil seguidores em suas redes oficiais.

Nascida em Taguatinga (DF), foi na periferia de Brasília, pelo encontro das rimas do rap com as batidas do samba, que a artista consolidou a herança do seu legado. Radicada em Curitiba há mais de uma década, na capital paranaense a artista promoveu o repertório da sua história artística profissional.
Trajetória
Em 2012, com produção musical dos MCs Cabes e Cilho, pela produtora Track Cheio, o EP “Eu Quero Mergulhar” (Track Cheio/2012) foi, de fato, um mergulho de Janine Mathias na discografia brasileira e aos principais palcos do país.
Neste trabalho, Janine consolidou sua identidade musical ao evidenciar a fusão entre o rap e o samba, principalmente pela faixa “No Flow”, com o mashup “Cara Limpa”, do Paulo Vanzolini (1924–2013).
A música também marcou sua estreia no audiovisual, com o lançamento do primeiro clipe. “No Flow” foi gravado em diversos locais de Curitiba, com direção assinada por Géssica Secchi e Matheus Gasparin.
Quando divulgou seu primeiro álbum, “Dendê” (2018), produzido por Eduardo Brechó e Renato Parmi, Janine já era considerada um dos nomes promissores da música nacional.

Tanto que, no disco de estreia, além de reunir grandes artistas do rap nacional, como Rincon Sapiência e Tássia Reis, ela também lançou a versão em vinil do trabalho.
Com o recém-lançado “O Rap do Meu Samba”, seu novo disco de estúdio, com produção musical assinada pelo premiado Rodrigo Campos, em apenas um mês de divulgação, o segundo álbum de Janine Mathias já reúne mais de 300 mil plays, segundo o Spotify.
Em sua discografia, além do EP e dos álbuns, Janine Mathias tem mais de 15 singles lançados, colaborações e participações em diversos álbuns e coletâneas. Em seus clipes e vídeos disponíveis no canal oficial do YouTube, são mais de 300 mil visualizações.
Do flow à batucada, Janine Mathias fez da celebração pela arte do encontro a sua tradição.
Pelo projeto Samba da Nêga, ela reúne, desde 2015, seu público fiel, que já a assistiu ao lado de grandes nomes da música nacional. Desta vez, em Curitiba, essa reunião será o reflexo da celebração aos dez anos da sua trajetória.
“Essa é minha forma de celebrar com todos que estiveram comigo nesse caminho. Agradecer e entregar sempre essa união de artistas. O Samba da Nêga é um legado que o público me ajudou a construir. A família da nêga que me apoiou e me dá motivos pra seguir com essa arte. Continuo acreditando nessa força. Nesse dia será uma celebração como todas as pessoas às quais me permitem, cada vez que nos encontramos, cantar nos palcos que me fizeram canção”, reflete a artista
A Festa
A escolha da Treze de Maio como cenário para essa celebração é simbólica e ancestral. A Sociedade é um dos marcos da presença negra em Curitiba e acolhe, com esse show, uma artista que tem como missão preservar e projetar a memória de um povo que construiu o Brasil, mas ainda luta por reconhecimento.
Janine Mathias reúne no palco emblemático da Sociedade Operária Beneficente Treze de Maio, artistas que, ao longo destes dez anos, impulsionaram os encontros do seu trabalho.

Desde nomes contemporâneos até personalidades que constroem pontes e conexões em reverência à história do samba, do carnaval curitibano, o show será um encontro geracional, responsável por aglutinar a fusão entre vozes e realidades potentes da música brasileira. Assim como ela evoca em seu novo álbum, será um encontro do rap ao samba.
Convidados
O show “10 Anos de Carreira de Janine Mathias” vai da batucada ancestral do grupo Os Encantados à participação especial de Jay de Oyá, Dri Gomes e Daniel Montelles, além da percussividade do Batuque das Minas.
A noite reúne também o Samba da Nêga com Matheus Braga, Denusa Castellain, Luana Godin, Diorlei Santos, Mari Costa, Matheus Correa e Léo Fé.
Do samba ao rap, DJ BK12 e MITAY impulsionam a potência da discotecagem, e ainda, recebem as participações com performances de AfroRagga (DF), Dow Raiz e MC Versa (SC).

Da gafieira carioca que verve em sua herança paterna, a cadência da artista brasiliense ganha vislumbre no salão com a participação do passista referência em Curitiba, o mestre-sala Felipe Barão Jr. E a beleza com samba no pé é enaltecida com a passista e porta-bandeira Cássia Melissa.
Além da música, o público será envolvido por uma experiência gastronômica, homenagens a personalidades marcantes da cena curitibana e uma feira vibrante com marcas de empreendedoras locais, com destaque para o Brechó das Pretas e ÍFÈ Personalizados, que fortalecem o território e a economia criativa.
Em um país onde o samba é patrimônio cultural com mais de 100 anos de história e ainda é perseguido por narrativas eurocêntricas, o Samba da Nêga afirma seu legado afro-paranaense como um gesto de resistência e reexistência.
“Neste dia estaremos do rap ao samba com a música brasileira na pista, em um dos mais importantes quilombos do Brasil. Com parte do nosso cenário artístico, que é enorme, representando muitos dos amigos e profissionais que tive lado a lado nessa trajetória. Hoje, inclusive, muitos se tornaram personalidades de renome nacional”, reconhece a artista.
A Sociedade Operária Beneficente Treze de Maio (Rua Des. Clotário Portugal, 274) recebe o público em 29 de novembro, a partir das 20h, com ingressos gratuitos e devem ser adquiridos exclusivamente pela plataforma Meaple. O evento conta com o apoio cultural das marcas Way Beer, Daga Bebidas, ÖUS, Kria Kombucha e Flor do Dia Curitiba.
O show “10 Anos de Carreira de Janine Mathias” é um projeto viabilizado por meio de emenda parlamentar coletiva articulada pela vereadora Giorgia Prates, com colaboração dos vereadores Professora Josete e Alexandre Leprevost, e apoio da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.
10 Anos de Carreira de Janine Mathias
Quando: 29 de novembro (sábado)
Onde: Sociedade Operária Beneficente Treze de Maio
Horário: A partir das 20h
Quanto: Entrada Gratuita. Retire seu ingresso aqui
