Nos dias 21 e 22 de setembro, acontece no Espaço Cultural Renato Russo a primeira edição da Orquestrada, um encontro de orquestras populares que realizam ações artísticas, de formação e pesquisa no Distrito Federal.
- Leia Também: 1974 foi um ano bom
A iniciativa é uma parceria entre cinco orquestras que desenvolvem seus trabalhos baseados em instrumentos musicais populares, são elas: Orquestra de Bandolins de Brasília, Orquestra de Rabecas do Cerrado, Orquestra de Pandeiros do DF, Orquestra Roda de Viola e Orquestra Sanfônica de Brasília.
A programação do evento conta com apresentações musicais e encontros formativos, como ensaios abertos e rodas de conversa, distribuídos entre as manhãs e noites dos dias 21 e 22 de setembro. Todas as atividades serão realizadas no Galpão Hugo Rodas, que fica no Espaço Cultural Renato Russo da 508 sul.
A programação é livre para todas as idades e a venda dos ingressos para os shows é realizada aqui pela plataforma Sympla. As atividades formativas são todas gratuitas, mediante retirada dos ingressos que permitem o acesso para assistir as apresentações de duas orquestras em cada noite de evento.
Além das atrações artísticas e formativas, acontece no domingo (22), o lançamento do Coletivo Orquestrada, uma rede de apoio e trocas de experiências entre os grupos participantes e demais orquestras que desejarem participar do coletivo, no intuito da promoção de eventos e divulgação dos trabalhos orquestrais em toda a região do Distrito Federal.
Programação Orquestrada 2024:
Sábado, 21 de setembro
- 10h – Ensaio aberto da Orquestra de Bandolins de Brasília
- 10:45 – Roda de conversa: Orquestras Populares do DF – histórico, projetos e experiências
- 19h – Orquestra Sanfônica de Brasília
- 20:15 – Orquestra Roda de Viola
Domingo, 22 de setembro
- 10h – Lançamento do Coletivo Orquestrada
- 10:45 – Roda de conversa: Mulheres instrumentistas – formação e a participação em grupos musicais
- 19h – Orquestra de Pandeiros do DF
- 20:15 – Orquestra de Rabecas do Cerrado