O jornalista e DJ Camilo Rocha lança o livro “Bate-Estaca: Como DJs, drag queens e clubbers salvaram a noite de São Paulo” nesta sexta-feira (26), às 19h, na Livraria Megafauna, em São Paulo. O evento contará com um bate-papo com Claudia Assef, também autora do prefácio do livro, seguido de uma sessão de autógrafos.
Ascensão da Cena Eletrônica
Veterano da cena eletrônica como jornalista e DJ, Camilo Rocha narra a trajetória da música eletrônica em São Paulo, desde os primeiros beats que começaram a soar no underground da cidade nos anos 1980 até os megafestivais dos anos 2000.
Ele combina pesquisa de campo, entrevistas e memórias para traçar um panorama da ascensão dos clubes históricos como Nation, Toco e Overnight, o surgimento do Hell’s Club e das raves dos anos 1990. A obra destaca como esses espaços, protagonizados por clubbers, DJs e drag queens, transformaram não só a noite paulistana, mas também a paisagem cultural da cidade.
Transformações Urbanas e Culturais
Em “Bate Estaca”, a cena eletrônica serve como fio condutor para explorar as mudanças na cidade de São Paulo ao longo das ultimas quatro décadas. O livro aborda a ascensão e queda de casas noturnas, a mudança no perfil de bairros, a aceitação de novos comportamentos e as disputas entre realidades centrais e periféricas.