Com informações da Agência Brasil/EBC
O trabalho do artista plástico Guto Lacaz é transformar as miudezas da vida diária em obras de arte que pervertem nossa percepção do mundo. Arquiteto de formação, a assinatura do paulistano é marcada por uma bem-humorada e, muitas vezes, nonsense relação com os objetos do cotidiano.
Parte do seu universo criativo pode ser visto na mostra “Guto Lacaz: Cheque Mate”, em cartaz no Itaú Cultural em São Paulo. Com curadoria dos designers Kiko Farkas e Rico Lins, a mostra apresenta um panorama de mais de 50 anos de atividade do artista. Difícil passar por suas obras – repletas de sutilezas – e não sorrir.
“Estou em estado de graça”, disse o artista em entrevista à Agência Brasil, na inauguração de sua mostra. “É uma delícia ver as coisas que estão embrulhadas e encostadas em casa serem agora expostas”, acrescentou.
Pororoca e Volare
A exposição conta com cerca de 170 de suas obras que trazem muito humor, crítica social, experimentação e originalidade. No primeiro andar, onde estão instalados trabalhos de grande proporção como a cinética obra “Pororoca” e a inédita “Volare”, feita especialmente para a mostra, que reúne grandes cilindros transparentes, dentro dos quais um ventilador faz girar paletas sem sair do lugar, criando uma ilusão ótica.
No primeiro subsolo, há cartuns e artes gráficas que Lacaz fez para revistas como a clássica Chiclete com Banana e outras. Já o segundo subsolo, segundo Rico Lins, a mostra busca explorar o processo criativo de Lacaz. Ali são apresentados elementos de seu ateliê, onde ele guarda cadernos, blocos, fotos e memórias. “É como se a gente fosse mergulhando na cabeça do Guto”, disse o curador.
Documentário
Além da exposição, o Itaú Cultural ainda vai apresentar o documentário “Guto Lacaz – Um Olhar Iluminado”, dirigido por Marcelo Machado e conduzido por Farkas e Lins. O filme será disponibilizado no streaming Itaú Cultural Play, gratuitamente.
SERVIÇO:
Exposição | Guto Lacaz: Cheque Mate
Data: 1 de agosto a 27 de outubro de 2024, de terça a sábado, das 11h às 20h; domingo e feriado, das 11h às 19h
Local: Av. Paulista, 149, Centro, São Paulo
Ingressos: Gratuitos