Começa nesta quarta-feira (14) a quinta edição do Festival Noites Brasileiras, evento que reúne teatro, dança, música e audiovisual, com apresentações e ações formativas em diversos espaços de Fortaleza (CE).

Durante quatro dias, o festival promove o encontro de diferentes linguagens, apresentadas por artistas do Ceará e de estados convidados.

Nesta edição, a curadoria do festival volta seu olhar para a Amazônia Legal, região que abrange os estados do Norte, além de Mato Grosso, no Centro-Oeste, e parte do Maranhão, no Nordeste.

A abertura do evento nesta quarta-feira (14), às 19h, na Casa Absurda, ´programa um “Encontro Técnico Afetivo de Teatro” entre o grupo cearense Pavilhão da Magnólia e o Ateliê 23, do Amazonas com mediação da atriz, pesquisadora e gestora cultural Dane de Jade.

No dia seguinte, o Ateliê 23 sobe ao palco do Theatro José de Alencar com o espetáculo “Cabaré Chinelo”, uma premiada peça de teatro musical que foi apresentada na Mostra Lúcia Camargo do 32º Festival de Curitiba.

Elenco do “Cabaré Chinelo” no Festival de Curitiba 2024. Foto: Maringas Maciel

Leia a crítica da peça no link abaixo.

LEIA TAMBÉM: Crítica da peça “Cabaré Chinelo”, do Atelier 23

Além da Casa Absurda, o V Festival Noites Brasileiras ocupa outros espaços culturais da capital cearense, como o Theatro José de Alencar, o Centro Cultural Belchior, o Estoril, o Centro Dragão do Mar e a Galeria Cultural Bruta Flor, com uma programação diversificada de teatro, música e cinema.

Um dos destaques da programação é, na sexta (16), a partir das 20h, a apresentação da cantora e compositora maranhense Kaê Guajajara. Ela será precedida no palco do Estoril pela cantora cearense Camaleoa, seguida de apresentação de dança do Coco Cabral do Iguape e o show da multiartista Carú Lina.

Teatro infantil e cinema

No domingo (17), último dia do festival, no Centro Dragão do Mar, às 17h, a Trupe Caba de Chegar apresentará “A Fábula do Monturo Velho”.

Depois, no Cinema do Dragão às 19h, o festival exibe o premiado filme “Noites Alienígenas”. com a participação do diretor do longa-metragem amazonense, Sérgio de Carvalho, e da produtora Karla Martins.

Entre os prêmios recebidos, o filme conquistou cinco Kikitos e uma Menção Honrosa no 50° Festival de Cinema de Gramado, em 2023.

SERVIÇO

V Noites Brasileiras – Festival Multicultural do Brasil

Quando: De 14 a 17 de agosto de 2024 em vários locais em Fortaleza/CE.

Toda a programação pode ser consultada aqui.

 

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile