O filme Oeste Outra Vez, dirigido por Erico Rassi, foi o grande vencedor do 52º Festival de Cinema de Gramado. Ambientado na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, o longa é um faroeste brasileiro que fala de temas contemporâneos como a crise da masculinidade e a violência.
Apresentado pela Petrobras e pelo Ministério da Cultura, o Festival de Gramado anunciou os vencedores das principais categorias na noite deste sábado (17) da Mostra Competitiva de Longas Brasileiros.
Na avaliação do júri, Oeste Outra Vez superou seis produções inéditas selecionadas pela curadoria do crítico Marcos Santuário e pelo ator Caio Blat.
No elenco, o ator e cantor cearense Rodger Rogério, estreante no cinema aos 80 anos, ganhou o Kikito de melhor ator coadjuvante. Ele foi o destaque no filme ao lado de Ângelo Antônio, Antônio Pitanga e Babu Santana.
O prêmio de melhor filme pelo Júri da Crítica foi para Cidade: Campo, da diretora Juliana Rojas. A partir do dia 29 de agosto, o filme será exibido em diversos cinemas brasileiros na Sessão Vitrine Petrobras.
Já Estômago 2: O Poderoso Chef, a continuação do sucesso de Marcos Jorge, venceu o prêmio de melhor filme no Júri Popular, melhor trilha sonora, roteiro e direção de arte e o prêmio especial do Júri para a dupla de atores Nicola Siri e João Miguel.
“Meu cinema é feito para as pessoas verem. E para entreter e também para as pessoas pensarem. Fico muito feliz que o filme ganhe no mesmo dia os prêmios de roteiro e de Júri Popular”, disse o diretor ao agradecer o Kikito.
Entre as principais categorias, Fernanda Viana, do Grupo Galpão, foi escolhida como melhor atriz por sua atuação em Cidade: Campo. O Kikito de melhor direção foi entregue a Eliane Caffé por Filhos do Mangue.
A montadora Karen Ackerman venceu o Kikito por Barba Ensopada de Sangue, dirigido por Aly Muritiba e adaptado do livro de Daniel Galera.