Uma das melhores lições sobre jornalismo vem do escritor britânico G.K. Chesterton (1874-1936). Ele disse que o ofício “consiste em grande parte em dizer ‘Lord Jones está morto’ para pessoas que nunca souberam que ele esteve vivo.” A frase é meio verdade, meio blague, quando se trata de Alain Delon, que faleceu neste domingo (18) aos 88 anos.  Um verdadeiro mito do cinema mundial a partir da metade do século passado que muita gente socialmente ativa nos dias de hoje não teve a sorte de conhecer.

Leia Também: Quatro Grandes Filmes nacionais para ver no cinema

Delon foi a face de uma era do cinema europeu. Trabalhou com os maiores diretores de seu tempo, especialmente na Itália e na França. Nos anos 1960, era considerado o homem mais bonito do mundo. Delon foi um astro mundial e atuou em quase 100 filmes. O FRINGE separou cinco dos filmes preferidos do ator e, quando possível, onde assisti-los para recordar o grande Alain Delon:

O Sol por Testemunha (1960)

Neste filme sensacional, Delon foi a primeira encarnação do talentoso Tom Ripley nas telas. A primeira aparição do personagem de Patricia Highsmith aconteceu nesta adaptação do clássico romance policial dirigida por René Clément. O papel do golpista amoral que mata um jovem milionário americano e assume seu lugar para aproveitar a boa vida no Mediterrâneo — um personagem também interpretado por Andrew Scott, Matt Damon e Denis Hopper — consagrou Delon mundialmente.

Onde ver: Dá para comprar ou alugar no YouTube.

Rocco e Seus Irmãos (1960)

Em um dos maiores filmes da história do cinema ocidental, Delon interpreta Rocco Parondi, um jovem de bom coração e idealista que deixa o sul da Itália com a mãe e quatro irmãos para buscar uma vida melhor na metropolitana Milão. Clássico absoluto do realismo italiano, o filme de Luchino Visconti é uma obra-prima.

Onde ver: no catálogo do Belas Artes a La Carte.

O Leopardo (1963)

Delon colaborou novamente com Visconti três anos depois, em outro clássico. Na adaptação do livro de Tomasi di Lampedusa, que se passa na época da reunificação da Itália, Delon interpreta o ambicioso sobrinho de um nobre decadente que tenta casá-lo com a prima de um burguês para manter o status da família. O filme está no catálogo do NOW. https://www.clarotvmais.com.br/filme/o-leopardo/2683176

A Piscina (1969)

Delon escolheu este filme quando recebeu um prêmio honorário no Festival de Berlim de 1995. Obra-prima do suspense dirigida por Jacques Deray, em que o ator, no papel de Paul, um escritor em crise, contracena com sua ex-mulher, Romy Schneider. Na trama, eles formam um casal que tem a rotina de férias na Riviera Francesa tensionada pela chegada de um ex-namorado dela e sua filha adolescente.

Onde ver: Infelizmente não está disponível em Strreaming no Brasil, mas há uma versão no YouTube no original em francês com legendas em alemão. Boa sorte!

Quartos Separados (1984)

Uma das últimas grandes atuações de Alain Delon foi neste drama de Bertrand Blier, no qual ele interpreta um homem desiludido que se envolve em um relacionamento com uma mulher misteriosa. Por sua atuação, Delon recebeu o prêmio César de Melhor Ator, mostrando que continuava relevante na indústria cinematográfica. Um grande filme.

Onde ver: infelizmente não está no catálogo de nenhum streaming brasileiro. 

 

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile