Numa antiga tradição do showbiz brasileiro, a segunda-feira é o dia em que os teatros e casas de espetáculos fecham as portas. Uma doce exceção, que confirma a regra, é o Teatro Rival Petrobras. A casa que completou 90 anos em 2024, sempre no território da Cinelândia, centro do Rio de Janeiro, mantém o elegante costume de abrir as portas e programar sessões às segundas, para alegria dos boêmios e do público de cultura carioca.

Nesta segunda (19), o Teatro Rival Petrobras recebe a cantora Ana Bispo com o show “Te amoS”, uma viagem pessoal e cheia de axé da cantora carioca por um repertório que vai de compositores de sua geração a sambas de Dona Ivone Lara. Um show para dançar e se emocionar.

Veja Ana Bispo em ação cantando um clássico de Milton Nascimento:

 

Vale a pena ficar de olho na programação diária do Teatro Rival Petrobras, que nesta semana apresenta a peça “Selvagem”, Criado e interpretado por Felipe Haiut, com direção de Debora Lamm, um espetáculo com Alfredo del Penho e Soraya Ravenle cantando o repertório de Dolores Duran  e o show “Operária da Canção” de Antônia Medeiros, entre outras atrações. Veja a programação completa aqui.

Teatro Rival Petrobras: 90 Anos

Inaugurado em março de 1934, o Teatro Rival Petrobras chegou aos 90 anos confirmando uma relação de amor verdadeiro com a arte e a cultura nacionais. O espaço aconchegante e sempre aberto a diversidade tem vocação democrática e já sobreviveu a pandemias e ditaduras como um farol no coração cultural do Rio. Foi aberto e batizado por Oduvaldo Viana e nas suas primeiras décadas abrigou shows de Grande Otelo e Oscarito e espetáculos de revista com Dercy Gonçalves, entre milhares de outros.

Ângela e Leandra Leal: três gerações da família a frente do Teatro Rival Petrobras. Foto: Acervo Teatro Rival Petrobras

Em 1966, foi comprado pelo  produtor teatral Américo Leal e, desde os anos 1990, é administrado por sua filha, pela atriz e empresária Ângela Leal. Nos últimos anos, Ângela conta com a parceria de de sua filha a também atriz Leandra Leal na gestão do espaço.

Foi nesta época que o teatro virou a casa de uma geração de sambistas como Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Alcione, Arlindo Cruz, Luiz Carlos da Vila e João Nogueira. Também foi em seus palcos que surgiram nomes da MPB como Zeca Baleiro, Chico César e Cássia Eller. Veja aqui uma matéria do Jornal O Globo com Ângela Leal falando sobre os 90 anos do Teatro Rival Petrobras.

Parceria Retomada com a Petrobras

Em março de 2024, a Petrobras retomou uma antiga parceria com o tradicional palco da Cinelândia, coração cultural do Rio de Janeiro. Para marcar esse novo ciclo, a casa voltou a se chamar Teatro Rival Petrobras. O apoio da Petrobras ao Rival vem de longe: durou 18 anos, de 2001 a 2019. A primeira edição desta parceria está confirmada até 2026, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.

Assim, entre 2024 e 2026, a maior parte dos eventos do Teatro Rival Petrobrás será incentivada pelo patrocínio da companhia. Ao longo desse período, a programação será intensificada e dará grande destaque à diversidade cultural, com recortes voltados para o público jovem e com presença digital ampliada, através das redes sociais e do canal do teatro no YouTube.

SERVIÇO

Onde: Teatro Rival Petrobras, Rio de Janeiro

Quando: 19 de agosto, às 19h30

Quanto: Ingressos à venda aqui

 

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile