O Livro de Catulo é o mais antigo livro de poemas latinos que chegou (praticamente) inteiro aos nosso tempos. Entre a linguagem coloquial e erudito, todo a cultura clássica pode ser encontrada na obra do poeta Catulo. Agora, uma nova edição revista e ampliada, organizada por João Ângelo Oliva Neto, está sendo lançada com diversas novidades em relação à publicação anterior.

Entre as inovações desta edição, destaca-se a ampliação da antologia, que agora inclui traduções feitas por poetas-tradutores portugueses e brasileiros desde o século XVIII. Além disso, foram adicionadas apreciações sobre a obra realizadas por autores antigos e modernos.

Caio Valério Catulo (87 ou 84 a.C. – 57 ou 54 a.C.) foi um poeta romano do final da República, conhecido por sua sofisticação e controvérsia. Parte de um grupo de poetas chamados “modernos” por Cícero, Catulo rompeu com a tradição literária romana, utilizando temas considerados “menores” e uma linguagem coloquial. Sua obra influenciou poetas como Propércio, Tibulo, T. S. Eliot e Baudelaire, mantendo-se relevante ao longo dos séculos.

Reconstrução engenhosa

A edição bilíngue reconstrói os textos originais em versos, empregando engenhosamente os recursos da língua portuguesa para preservar a verve e o refinamento técnico do poeta latino. “Instruindo os doutos e deleitando os leigos”, segundo o ideal apregoado pelos antigos, João Ângelo apresenta também diversas notas aos poemas e um estudo aprofundado do contexto literário da obra, comparando-a com a de outros poetas gregos e latinos antigos.

Professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Oliva neto, foi responsável pela primeira publicação da obra no Brasil em 1996 e explica numa entrevista falando da importância da obra e das decisões que tomou para publicar esta nova edição.

Com informações do Jornal da USP.

Leia entrevista com o professor João Ângelo Oliva Neto no site da Editora da USP.

Serviço

O Livro de Catulo,

tradução de João Angelo Oliva Neto, Editora da USP (Edusp), 904 páginas,

Preço: R$ 250. 

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile