Na cena de abertura do espetáculo Vienen Por Mí, a atriz Fábia Mirassos prepara uma refeição enquanto puxa conversa com a plateia. Essa estratégia busca quebrar o gelo, como quem arrasta a cadeira para deixar o espectador à vontade. A partir daí, o espetáculo é um porrada atrás da outra.

Com direção de Janaína Leite, Vienen por Mi está em cartaz está em cartaz até o dia 23 de setembro no CCBB BH Teatro II, de sexta a segunda, sempre às 21h.

O texto escrito pela dramaturga, poeta e ativista chilena Claudia Rodrigues foi encenado na Mostra de Solos do 31º Festival de Curitiba em 2023. Segundo Fábia, a peça aborda as dores, medos, horrores e amores da vida de uma travesti e mistura elementos de performance, stand-up e monólogo.

“O texto fala sobre como o mundo é organizado para o homem e, abaixo dele, há uma pirâmide de privilégios em que a travesti velha e pobre está nos últimos degraus”, disse Fábia.

Quem assiste “Vienen Por Mí” se surpreende ao ver quanta delicadeza cabe em um mundo violento e misógino. Acidez, humor e sensualidade são ingredientes de um prato que se come frio, como toda estratégica vingança.

Vienen por Mi: manifesto poético sobre a visibilidade da mulher trans na América Latina. Foto: Lina Sumizono.

A montagem também se destaca ao acrescentar o amor travesti a esse preparo, assim como o sonho e a criatividade, elementos que surgem nos depoimentos de todas as travestis a quem Fábia convida para responder à pergunta central do espetáculo: “Sobre o que nós, as travestis, precisamos falar?”.

Manifesto Poético

Para Fábia, o maior mérito de “Vienen Por Mí” é escancarar questões de luta social e romper com os estereótipos de ódio, discriminação e morte que geralmente pairam sobre histórias de travestis, colocando novas cartas na mesa.

“Mais do que uma peça, é um manifesto poético sobre a visibilidade da mulher trans na América Latina. Poderia ser algo violento, como o obituário de uma travesti, mas é delicado e potente. No fim, você olha para aquela figura diferente ali na tua frente, no palco, e vê que ela é uma pessoa igual a você”, comenta Fábia.

No dia 14 de setembro (sábado), haverá um bate-papo após o espetáculo com a atriz idealizadora Fábia Mirassos e a diretora Janaína Leite. Elas discutirão o processo de montagem e a trajetória de “Vienen Por Mí” no Brasil.

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile