Poucos eventos integram tão bem a música popular e clássica quanto o Festival Artes Vertentes, que ocorre anualmente na cidade histórica de Tiradentes (MG) e municípios vizinhos. A programação musical do festival, que acontece entre os dias 19 e 29 de setembro, conta com diversas atrações nacionais e internacionais, abrangendo ambas as vertentes musicais. Mas não só isso.

Entre os destaques nacionais desta edição estão Cátia de França, Metá Metá, Cristian Budu, Hercules Gomes, Gustavo Carvalho e Manuela Freua. No cenário internacional, os destaques são o violoncelista francês Guillaume Martigné e o pianista japonês Ryutaro Suzuki, ambos estreando no Brasil ao lado de grandes nomes da música de concerto mundial.

Meta Metá é uma das atrações nacionais do festival. Foto: Fernando Eduardo

Artes e Vertentes

Além dos concertos, o evento também inclui exposições, exibições, bate-papos, residências artísticas e oficinas, além de uma série de atividades voltadas à promoção das artes e da cultura.

A curadoria do Festival Artes Vertentes é assinada pelo pianista e pesquisador Gustavo Carvalho, que selecionou artistas com trajetórias reconhecidas em suas áreas e abertura para diálogos e experimentações com outras artes, como literatura, artes visuais e cinema. “Nossa intenção foi promover uma programação que se destacasse pela diversidade de gêneros, olhares e culturas em torno da temática estabelecida para o ano”, disse o curador.

Pianista Suzuki Ryutaro vem pela primeira vez ao Brasil. Foto: Marc Lacouture

Mais informações sobre o Festival, incluindo a programação completa de concertos e atividades, estão disponíveis no site do evento.

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile