O filme Manas, primeiro longa-metragem de ficção da brasileira Marianna Brennand, foi premiado na categoria Giornate degli Autori no Festival de Veneza. Essa categoria destaca cineastas emergentes e obras com visão inovadora.
- Leia Também: Documentário sobre Grande Othelo estreia nos cinemas
Rodado na Amazônia, o filme conta a história de uma jovem de 13 anos que enfrenta a opressão familiar e a violência imposta às mulheres da sua comunidade. A produção é estrelada por Jamilli Correa, Dira Paes, Fátima Macedo e Rômulo Braga. O roteiro é assinado por Felipe Sholl, Marcelo Grabowsky, Marianna Brennand, Antonia Pellegrino, Camila Agustini e Carolina Benevides.
O GDA Director’s Award, prêmio conquistado por Manas, é concedido ao melhor diretor ou diretora da mostra. O prêmio inclui um bônus de €20 mil (aproximadamente R$123 mil) para a promoção do filme. O valor é dividido igualmente entre o cineasta e o distribuidor internacional, Bendita Film Sales. O júri deste ano foi presidido pela cineasta Joanna Hogg (The Souvenir).
“Estou transbordando de felicidade e emoção. Esse prêmio é importante para mim, para toda a equipe brilhante que fez o filme, e para todas as ‘manas’ do Pará, do Brasil e do mundo. Recebo esse prêmio em nome do nosso cinema brasileiro. Ele representa nossa força, nossa verdade e nossa coragem, assim como a protagonista resiste e reage bravamente”, disse a diretora Marianna Brennand ao site Omelete.
O filme Manas ainda não tem previsão de estreia no circuito comercial.