O Festival Folclórico de Parintins, com os Bois Garantido e Caprichoso, e o Arraial do Pavulagem agora são oficialmente Patrimônios Culturais Imateriais do Brasil.  São duas celebrações populares da Região Norte do país.

Durante a cerimônia, o presidente Lula falou que esse título é uma vitrine para o reconhecimento mundial das duas manifestações culturais: “Porque hoje é o patrimônio cultural brasileiro. Mas a gente pode fazer com que seja reconhecido pelo Unesco, a gente pode fazer com que ganhe uma dimensão internacional”.

Presidente Lula assina o decreto que torna as duas manifestações culturais patrimônio Imaterial. Foto Ricardo Stuckert

Garantido e Caprichoso

Rivalidade: os bois de Parintins fazem o Duelo da Amazônia. Foto: Agência Brasil

Atração de abertura do 32º Festival de Curitiba, o Festival Folclórico de Parintins, realizado há mais de 50 anos, promove a competição entre dois bois-bumbás: o Garantido, com sua cor vermelha; e o Caprichoso, representado pela cor azul. Nas três noites de espetáculos, as agremiações encenam uma rica fusão de teatro, dança, música e elementos visuais, inspirados nas lendas amazônicas, na cultura indígena e nas tradições caboclas.

Arrastão do Pavulagem toma as ruas de Belèm do Pará. Foto: Secult/PA

Já o Arraial do Pavulagem, acontece há mais de 35 anos na capital paraense – nos meses de junho e julho – e no arrastão do Círio, em outubro. O evento mistura música, dança e desfiles coloridos, arrastando um público entoando as toadas do boi e os ritmos tradicionais do carimbó, marabaixo e cirandas. Todos representativos das tradições amazônicas.

Por Madson Euler – Repórter da Rádio Nacional
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile