Mais de 200 mil pessoas nas peças e atividades do Festival de Curitiba em 2024. Um recorde inédito de público nos teatros: todos os espetáculos da Mostra Lucia Camargo – a principal do evento – tiveram ingressos esgotados.

Ao todo, mais de 300 eventos em 50 locais diferentes, incluindo atrações gratuitas como espetáculos, cursos, oficinas, palestras e lançamentos de livros. Para a diretora Fabíula Passini, além dos números, a reação do público foi essencial. “O que mais me encanta é a resposta do público. Os aplausos duraram minutos e os produtores precisavam pedir para as pessoas saírem.”

Pela primeira vez, o Festival programou peças de todas as regiões do Brasil. O ‘Eixo Amazônico’, trouxe obras da cultura popular, bioma amazônico e povos originários da região. A apresentação dos bois de Parintins, com o show “Caprichoso e Garantido – O Duelo da Amazônia”, foi a abertura do festival.

Um Sucesso Histórico e Inclusivo

Outra novidade foi a Mostra Surda de Teatro com sete obras protagonizadas por surdos, atraindo cerca de 30% de espectadores não surdos e reforçando o caráter inclusivo do evento cujo slogan é  “Festival Para Todos”.

O sucesso do Festival de Curitiba impulsiona a economia local, empregando dois mil trabalhadores da cultura. Pelo segundo ano, a Rodada de Conexões, em parceria com o Sebrae/PR, promoveu oportunidades de negócios para companhias de teatro e artistas do Fringe, gerando expectativas de faturamento entre 10 e 11 milhões de reais.

Outra iniciativa inédita dentro do braço Interlocuções foi a apresentação pelo Ministério da Cultura e da Petrobrás do Programa Petrobras Cultural – Novos Eixos, em encontro que incentivou muitas novas iniciativas culturais.

 Leia Também: Festival Movimenta é a Retomada do Teatro no Rio Grande do Sul. 

Compartilhar.
Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile