Faltam menos de cinco meses para o início da 34ª edição do Festival de Curitiba, um dos maiores eventos de artes cênicas da América Latina. A edição de 2026 acontecerá entre 30 de março e 12 de abril, reunindo mais de 300 espetáculos distribuídos entre as diversas mostras, eventos e atividades culturais do festival.
+ Leia Também + Tudo o que aprendemos no Festival de Curitiba de 2025
Reconhecido como o maior fomentador da economia criativa da capital paranaense, o Festival de Curitiba promete uma edição pulsante, que ocupará teatros, espaços culturais, praças e ruas.
Segundo Fabíula Passini, diretora do festival, a equipe já está a todo vapor. “Estamos programando alguns dos espetáculos da Mostra Lucia Camargo e também toda a programação paralela, com a abertura dos cadastros do Fringe, o Risorama, o MishMash, o Programa Guritiba e o Gastronomix. Queremos fazer da 34ª realização uma grande edição do Festival de Curitiba”, afirma.
Inscrições abertas para a Mostra Fringe
A Mostra Fringe, vitrine democrática das artes cênicas no Brasil, abriu o cadastro de companhias, grupos, produtoras e instituições artísticas interessadas em participar da programação do festival.
Criada em 1998, a mostra reúne apresentações de teatro, circo, dança, música, artes visuais, literatura e atividades formativas. Desde 2023, o Fringe é dividido em Espetáculos de Rua, Mostras e Circuito Independente. As apresentações de 2026 acontecerão de 31 de março a 12 de abril.
Para a coordenadora do Fringe, Rana Moscheta, a pluralidade é a essência da mostra. “Queremos alcançar grupos de todas as regiões do país, mantendo o compromisso de um festival para todos, que promova encontros, trocas e experiências. A Rodada de Conexões seguirá como um espaço de intercâmbio entre companhias, curadores e programadores, com pitchs e visitas técnicas a grupos curitibanos”, explica.
Como participar
Os cadastros abrem a partir de 3 de novembro e estão disponíveis no site www.fringe.com.br/cadastros-2026.
As inscrições contemplam três formatos:
-
Mostras: mínimo de quatro espetáculos ou cinco atividades unidas por um tema ou linguagem comum.
-
Espetáculos de Rua: apresentações em logradouros públicos de Curitiba e Região Metropolitana, com blocos de quatro dias.
-
Circuito Independente: programações próprias em espaços culturais da cidade.
Pelo regulamento, 80% dos integrantes dos grupos devem possuir registro profissional (DRT) ou vínculo com instituições de ensino das artes cênicas.
A curadoria do Festival de Curitiba segue formada por Daniele Sampaio, Giovana Soar e Patrick Pessoa, que já circulam o país para selecionar os primeiros títulos da Mostra Lucia Camargo e demais atrações da programação oficial.
34º Festival de Curitiba
Quando: 30 de março a 12 de abril de 2026
Onde: Curitiba e Região Metropolitana
Mostra Fringe 2026 – Inscrições abertas
Data: a partir de 3 de novembro de 2025
Inscrições: https://fringe.com.br/cadastros-2026
Formatos: Mostras, Espetáculos de Rua e Circuito Independente
Mais informações: www.festivaldecuritiba.com.br | @mostrafringe

