A exposição Luz Aeterna – Ensaio Sobre o Sol, vista por milhares de pessoas em Brasília e no Rio de Janeiro, chega ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de São Paulo neste sábado (14), justamente na semana em que a capital paulista enfrenta temperaturas intensas e a qualidade do ar atinge níveis preocupantes.

Nas salas de luminosidade controlada do prédio anexo CCBB, os visitantes poderão escapar do calor e refletir sobre a origem da vida na Terra, já que as cinco obras imersivas da mostra destacam o Sol e sua importância para a humanidade.

As obras evocam a poética do Sol por meio de projeções digitais e instalações interativas e contemplativas. Elas permitem que os visitantes explorem a evolução e o poder deste corpo celeste, que, embora esteja a 149 milhões de quilômetros da Terra, influencia diretamente nossas vidas.

Mostra evocam a poética do Sol por meio de projeções digitais e instalações interativas. Foto: Divulgação

Idealizada pelo estúdio paulistano AYA, a mostra conta com a participação de outros seis artistas e coletivos que desenvolveram instalações e projeções digitais, criando diferentes relações entre o público e o astro-rei do Sistema Solar.

Criado em 2018 pelo artista de novas mídias Felipe Sztutman e pelo curador Antônio Curti, o estúdio AYA traz, em Luz Aeterna, uma linguagem acessível e democrática. “As obras captam a atenção, mesmo em tempos de tantos estímulos. Qualquer pessoa, de qualquer idade, poderá vivenciá-las, pois o visitante passa da contemplação para a imersão e se torna parte da experiência”, afirma o curador Antônio Curti.

Inovador e vanguardista

A curadoria valoriza exclusivamente artistas brasileiros, destacando que o movimento de new media art no Brasil é inovador e vanguardista. As obras utilizam dados solares em tempo real, transformam os visitantes em partículas e propõem reflexões poéticas sobre o Sol e o universo.

A mostra reúne desde obras imersivas e interativas até instalações contemplativas, que se complementam para oferecer uma experiência profunda e sensorial.

Luz Aeterna – Ensaio Sobre o Sol: vanguardismo e inovação. Foto: Divulgação.

Além de enaltecer o Sol, a exposição provoca reflexões sobre seu impacto na natureza, na sociedade e na sustentabilidade. “Não buscamos o pessimismo das notícias. Luz Aeterna é um lembrete sobre a importância essencial do Sol para a vida na Terra e como podemos apreciar sua beleza em pequenos momentos do cotidiano”, ressalta o curador.

Serviço

Onde: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – São Paulo, prédio anexo

Quando: A partir de sábado (14), Todos os dias, exceto às terças-feiras, das 9h as 20h

Quanto: Entrada gratuita aqui.

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile