Depois de cinco anos sem vir ao Brasil, a exposição World Press Photo 2024, que reúne as 129 melhores fotos do ano chegou à Caixa Cultural São Paulo. Após o anúncio dos ganhadores em abril, a mostra das vencedoras do mais importante concurso mundial de fotojornalismo e da fotografia documental está em um tour mundial.
- Leia Também: Luz Aeterna – Ensaio sobre o Sol chega à São Paulo
Quatro fotógrafos brasileiros estão entre os expositores premiados. A foto Seca na Amazônia (foto acima), de Lalo de Almeida foi premiada na categoria Individual da América do Sul. A foto retrata a realidade de Porto Praia, lar dos povos indígenas Ticuna, Kokama e Mayoruna, que não têm acesso rodoviário e normalmente só é alcançável por via fluvial. A estiagem fez com que os moradores tivessem que caminhar quilômetros ao longo do leito seco do rio para chegar às suas casas.
Vozes Globais
O tema das mudanças climáticas, aliás, apareceu em todas as regiões abordadas pelos fotógrafos do concurso. Exemplos são o aumento do nível das águas em Fiji, na Oceania, o aumento de incêndios na Austrália ou, ainda, protestos na Alemanha contra a mineração.
Para o curador da mostra Raphael Dias e Silva, as obras são um convite para que o visitante saia do ciclo de notícias e aprofunde seu olhar nas histórias contadas por uma pluralidade de perspectivas e vozes globais.
“O fotojornalismo aborda assuntos da atualidade para conscientizar o público, e esse assunto [das mudanças climáticas] é um dos mais relevantes e será uma grande marca para as próximas gerações”, disse.
Os outros três brasileiros premiados são são Gabriela Biló, repórter fotográfica da Folha de S. Paulo, que recebeu menção honrosa por sua série Insurreição que retrata a tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023 e a dupla de fotógrafos Felipe Dana e Renata Brito foram premiados pelo trabalho “À Deriva”, sobre a história de um barco vindo da Mauritânia, cheio de homens mortos, encontrado na costa da ilha caribenha de Tobago.
Imagens de Guerra
As guerras Israel-Hamas e da Ucrânia também tiveram destaque no concurso. Uma Mulher Palestina Abraça o Corpo de Sua Sobrinha, do fotógrafo palestino Mohammed Salem, venceu na categoria foto do ano. A imagem mostra uma mulher segurando com firmeza e desespero o corpo de uma menina, embalado em um lençol branco, que ela encontrou no hospital após ataques aéreos israelenses na Faixa de Gaza.
Ao todo, a exposição será exibida em mais de 60 cidades ao redor do mundo. A mostra já passou por Amsterdã, Londres, Sydney e Cidade do México e, depois de São Paulo, seguirá para Berlim, Roma, Hong Kong, entre outras.