A partir do dia 24 de setembro começa a sexta edição do Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte. O maior evento do gênero da região norte exibe produções audiovisuais de diferentes estados brasileiros em três mostras competitivas.

A mostra Amazônia é dedicada a obras assinadas por diretores dos estados da Amazônia Lega. A Outros Nortes, com filmes e cineastas de todo o Brasil e a Olhar Panorâmico apresenta produções em sessões online e presenciais, também de diretores da Amazônia Legal.

Os premiados da edição 2023 do Festival Olhar do Norte. Foto: Portal da Cultura AM/Divulgação

Toda a programação é gratuita. O festival é uma realização da Artrupe Produções, em parceria com o Cine Set e o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

A sessão de abertura é dupla, marcada para o dia 24, às 20h, no Teatro Amazonas, traz o filme Ri, Bola, do diretor amazonense Diego Bauer, seguido de O Dia Que Te Conheci, de André Novais Oliveira, de Minas Gerais, que fala do cotidiano da vida na periferia de Belo Horizonte (foto acima).

Programação completa

No dia 25, as sessões começam às 17h, com filmes como Cassandra (DF), Maputo (SP), Deus Não Deixa (RJ), O Último Rock (ES), Casa de Luiza (PA), Hélio Melo (AC) e O Hóspede (PA). Às 20h, destaque para Dona Beatriz Ñsîmba Vita (MG), Do Tanto de Telha no Mundo (CE), Pássaro Memória (RJ), Rezadeira (PA), Quebrante (PA), Na Dança Que Cansa Voavas (AM) e Um Mal Necessário (AM).

No dia 26, a partir das 17h, serão exibidos A Menina e o Pote (PE), Big Bang Henda (SP), O Silêncio Elementar (MG), João de Una Tem Um Boi (MA), Asa Delta (MT) e Viagens Para o Interior: Vila do Cocal (PA). Às 20h, a mostra continua com Quinze Quase Dezesseis (SP), À Noite Todos Os Gatos São Pardos (MG), Moventes (RN), Roubar um Plano (SP), Tu Oro (AP), Surpresa! (MA) e Sapraquifa (AM).

Cena de Oeste Outra Vez, que será exibido no encerramento do Olhar do Norte 2024. Foto: Divulgação

No encerramento, no dia 27, às 15h30, o longa convidado Roberto Kahane e a Câmera do Dr. Salim, do diretor amazonense Jean Robert Cesar, será exibido no Teatro Amazonas. Às 19h, será exibido o filme Oeste Outra Vez, de Érico Rassi, vencedor do prêmio de Melhor filme no ultimo Festival de Gramado.

A Mostra Olhinho, voltada ao público infantojuvenil, acontece no dia 26, às 9h, no Teatro Amazonas, com filmes como Memórias da Infância (ES), Kwat e Jaí – Os Bebês Heróis do Xingu (DF) e Lagrimar (RN).

No Casarão de Ideias, a Mostra Olhar Panorâmico ocorre no dia 25, às 15h, com filmes como Mariô – Eu Tô Aqui (MA) e Paranoia ou Mistificação (AM). No dia 28, às 17h, serão exibidos os filmes premiados do festival.

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile