Em Campo Grande (MS), o Festival Mais Cultura iniciou nesta segunda-feira (23) com uma programação diversificada, trazendo música regional, popular e clássica, dança de vários gêneros, lançamentos de álbuns e apresentações de jovens talentos musicais mato-grossenses.

O evento, que ocorre na Cidade Universitária da UFMS, segue até o dia 29 de setembro. O público pode participar das atrações de forma voluntária, colaborando com 1 kg de alimento não perecível, que será doado para instituições beneficentes cadastradas na UFMS. Os ingressos estão disponíveis na página oficial do festival.

“Nesta edição de 2024 do Festival Mais Cultura, preparamos uma programação muito interessante para o Teatro Glauce Rocha, com o espetáculo Crianceiras, o novo show do Márcio de Camillo em homenagem a Geraldo Rocca, lançamento do álbum de Vozmecê, um dia dedicado à dança, com apresentações de taikô, ou seja, uma programação diversa e para todos os gostos. E o melhor: tudo de graça”, destaca o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes.

Música e poesia

O músico Márcio de Camillo traz três atrações para o festival. No dia 22, a partir das 18h, ele apresenta o espetáculo Crianceiras – Manoel de Barros. Os ingressos para o público geral estão à venda online, mas estudantes e servidores da UFMS podem adquirir convites gratuitos nos dias 19 e 20 de setembro, na Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte.

A poesia de Manoel de Barros encontra a música de Márcio Camilo. Foto: Divulgação

Crianceiras é um dos espetáculos infantis mais assistidos, combinando poesia, música e elementos visuais em uma experiência multissensorial. O projeto inclui um CD e um aplicativo educativo, disponível para download gratuito e utilizado por educadores como ferramenta pedagógica.

Homenagem a Geraldo Rocca

No dia 24, às 20h, Márcio de Camillo presta uma homenagem ao compositor Geraldo Rocca com o show Do Litoral Central do Brasil. O repertório reúne uma variedade de estilos, como polcas, chamamés e guarânias, trazendo à tona a rica herança cultural de Mato Grosso do Sul. A apresentação contará com músicos experientes e ecléticos, como Denise Ferrari no cello e Nath Calan na percussão.

Festival de Dança

No dia 25, às 20h, o Festival de Dança Mais Cultura reúne nove espetáculos de diversos grupos e estilos, incluindo performances solo e coletivas. O evento promete cativar os amantes da dança, com ingressos gratuitos disponíveis no site do festival.

Lançamento de álbum

No dia 26, às 20h, o duo Vozmecê lança o álbum Tropicapolca, que reflete as vivências culturais dos músicos Namaria Schneider e Pedro Fattori. O álbum é composto por 15 músicas autorais que mesclam ritmos brasileiros com influências regionais de Mato Grosso do Sul. A apresentação contará com uma banda de apoio e participação especial de artistas locais.

O duo Vozmecê lança seu álbum durante o festival. Foto: Tui Andrade/Divulgação

Do clássico ao popular

No dia 27, às 20h, a Orquestra de Violoncelos de Campo Grande, o Pantanal Group e a Orquestra Jovem Sesc dividirão o palco em uma apresentação conjunta, que inclui obras clássicas e populares. O evento será realizado no Teatro Glauce Rocha, com ingressos gratuitos disponíveis online.

Tambores

O grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko, fundado em Okinawa, Japão, apresenta o espetáculo Goeh – Batidas que nos conectam no dia 28, às 18h. A filial de Campo Grande, fundada em 2006, traz a tradição da dança com tambores, combinando ritmos contemporâneos em uma apresentação dinâmica.

Tambores orientais em Campo Grande. Foto: Divulgação

Festival de jovens talentos

Encerrando o Festival Mais Cultura, no dia 29, acontece o espetáculo final do Festival Sesi Som de Jovens Talentos, uma iniciativa que promove jovens músicos de escolas do Sesi em Mato Grosso do Sul. Os selecionados participarão de uma apresentação especial na Cidade Universitária.

 

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile