A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), sob a direção do maestro suíço Thierry Fischer, anunciou as atrações de sua Temporada 2025, que contará com 27 programas sinfônicos, cinco apresentações do Coro da Osesp (a capella ou com acompanhamento), sete recitais solos com convidados internacionais e seis concertos de câmara com integrantes da Orquestra e do Coro. Ao todo, serão 124 apresentações na Sala São Paulo ao longo do ano.
- Leia Também: Construção de Brasília foi obra de arte coletiva
O principal eixo temático da temporada será o Ciclo Tchaikovsky, com as seis Sinfonias do compositor romântico, além de obras icônicas como balés e o “Concerto para piano nº 1”, oferecendo um panorama completo da música orquestral de um dos compositores mais queridos pelo público. Outro destaque é a série Richard Strauss em foco, que apresenta uma seleção de poemas sinfônicos e obras tardias do renomado compositor alemão.
A temporada inclui ainda uma rica programação de obras francesas, com destaque para autores como Ravel e Debussy, além do início do projeto dedicado aos Concertos para piano de Villa-Lobos, com a renomada pianista Sonia Rubinsky como solista. O artista em residência, Tom Borrow, encerra seu ciclo com a interpretação dos dois últimos concertos de piano de Beethoven.
Entre os eventos especiais da temporada estão a colaboração com a Companhia de Dança Deborah Colker e a maestra mexicana Alondra de la Parra, no espetáculo The Silence of Sound. A programação inclui também o Festival da Criança, com a participação da São Paulo Companhia de Dança, e apresentações com a trilha sonora de Harry Potter, composta por John Williams.
Temporada 2025 da Osesp
A Temporada 2025 da Osesp terá início no dia 13 de maio com uma apresentação solene. A peça de abertura será Crucifixus, uma obra sacra barroca de Antonio Lotti, raramente executada nas salas de concerto. O moteto a oito vozes integra o Credo da Missa Sancti Christophori e impressiona pelo entrelaçamento gradual das vozes, criando tensões surpreendentes.
Na sequência, a soprano sul-africana Masabane Cecilia Rangwanasha fará sua estreia com a Osesp, interpretando As quatro últimas canções de Richard Strauss. Essas obras, marcadas por uma profunda nostalgia, foram escritas no fim da vida do compositor e oferecem uma despedida tocante à vida e à arte.
O programa se encerra com a Sinfonia nº 5 de Gustav Mahler, que contém um dos movimentos mais emocionantes do repertório sinfônico: o “Adagietto”, uma possível declaração de amor à sua esposa Alma Mahler. Composta em 1902, a sinfonia começa com uma marcha fúnebre sombria e termina com uma triunfante celebração, refletindo o espírito promissor da Temporada 2025 da Osesp.
Temporada OSESP 2025
Onde: Sala São Paulo
Quando: 13 de maio de 2025
Quanto: A partir de R$ 50,00