A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), inaugurou a mostra Corações à Desmedida, uma homenagem à artista e fotógrafa gaúcha Rochelle Costi, vítima de um acidente em 2022. Organizada pelo Solar dos Abacaxis, do Rio de Janeiro, a exposição estreia no sábado (5/10), com entrada gratuita, às 14h, no espaço Marilene Bertoncheli, no térreo da ala Oeste do prédio da CCMQ.

A mostra propõe uma celebração de uma das obras mais famosas de Rochelle, a “Coleção de Artista” (1993-2022), um compilado de objetos em forma de coração que ela reuniu e organizou na parede de seu quarto durante mais de 30 anos.

Para Corações à Desmedida, 335 artistas de todas as regiões do país, tocados pela obra original e pela trajetória da artista, produziram novos corações, que foram coletados em diferentes centros culturais brasileiros, entre eles a CCMQ, no segundo semestre de 2023.

Rochelle Costi: exposição como ritual coletivo. Foto: Divulgação

A exposição estreou em novembro de 2023 no Solar dos Abacaxis. A instituição caracteriza a mostra como uma exposição-ritual coletivo. Depois, chegou à Casa do Povo, em São Paulo, em março de 2024. Agora, a Casa de Cultura encerra o itinerário. Após a permanência na CCMQ, os corações serão doados para o instituto responsável pela preservação do acervo e da memória de Rochelle Costi.

Tentativa de Voo

Rochelle Costi nasceu em Caxias do Sul, em 1961. Em 1981, formou-se em Comunicação Social na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. Dois anos depois, apresentou a exposição individual Tentativa de Voo, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs). Logo passou a expor e participar de mostras coletivas em outros estados brasileiros, além de expor suas obras em grandes eventos nacionais e internacionais.

Em 1988, a artista passou a residir em São Paulo e morou em Londres entre 1991 e 1992. Trabalhou como fotógrafa em diversos veículos brasileiros e, em 1998, venceu o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia da Fundação Nacional de Arte. Rochelle morreu em novembro de 2022, vítima de um atropelamento enquanto saía do Museu da Imagem e do Som em São Paulo.

Abertura da exposição “Corações à Desmedida”

Onde: espaço Marilene Bertoncheli, térreo da ala Oeste da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736)

Quando: sábado, 5 de outubro, às 14h

Quanto: entrada gratuita

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile