O Festival do Rio 2024 começa nesta quinta-feira, 3 de outubro. O evento, o mais esperado do calendário cultural carioca, chega à sua 26ª edição e contará com mais de 300 filmes. As sessões serão realizadas em 12 cinemas espalhados pela cidade para alegria dos profissionais da indústria e para o público amante do cinema.
- Leia Também: 10 filmes sobre música no festival do Rio
Até o dia 13 de outubro, o público terá a oportunidade de conferir produções nacionais e internacionais de grande destaque recente. Entre os filmes estão títulos consagrados em festivais estrangeiros, além de estreias e produções que disputarão importantes prêmios internacionais.
Cinema nacional
A Première Brasil é a mostra da produção nacional. Uma das grandes vitrine do cinema brasileiro contará com a Competição Principal e a mostra Novos Rumos, que disputarão o cobiçado Troféu Redentor. Além disso, o festival apresentará filmes temáticos e exibições Hors Concours.
- Leia Também: Conheça os filmes da Première Brasil
Na programação internacional, o festival exibirá alguns dos filmes mais comentados de festivais estrangeiros e produções que disputam a indicação ao Oscar de Melhor Filme Internacional.
Entre os destaques estão O Quarto ao Lado, primeiro longa-metragem em língua inglesa da carreira do celebrado diretor espanhol Pedro Almodóvar que faturou o cobiçado Leão de Ouro no Festival de Veneza antes de desembarcar no Rio de Janeiro e The Seed Of The Sacred Fig, de Mohammad Rasoulof.
Abertura e encerramento
A sessão de Gala de Abertura acontecerá no Cine Odeon – CCLSR, com a exibição de Emilia Pérez, de Jacques Audiard. O filme já foi premiado em Cannes e é cotado como um forte candidato ao Oscar de 2025. A Gala de Brasil trará o filme Maníaco do Parque, dirigido por Maurício Eça e estrelado por Silvero Pereira sobre os crimes cometidos por um serial killer brasileiro. A sessão de encerramento terá o filme Conclave, longa-metragem sobre bastidores do vaticanos com direção de Edward Berger e que traz um estrelado elenco capitaneado por Ralph Fiennes.
Clássicos brasileiros restaurados
O festival trará de volta à tela clássicos do cinema brasileiro em versões restauradas em 4K. Graças a uma parceria com a Cinemateca Brasileira, serão exibidos filmes como Brincando nos Campos do Senhor, de Hector Babenco, e Iracema – Uma Transa Amazônica, de Jorge Bodanzky e Orlando Senna. Essas exibições permitirão ao público revisitar grandes obras em uma qualidade visual renovada.
- Leia Também: Filmes com temática geopolítica no Festival do Rio
As narrativas LGBTQIAPN+ ganharão destaque no Prêmio Felix, que completa 10 anos em 2024. O prêmio celebra filmes nacionais e internacionais que abordam essas temáticas. Esta celebração marca um espaço importante para a diversidade no audiovisual e reforça o compromisso do festival com a representatividade.
Armazém da Utopia como sede do festival
A sede oficial do Festival do Rio será o Armazém da Utopia, localizado no Cais do Porto do Rio de Janeiro. O espaço, com cinco mil metros quadrados, passou recentemente por uma grande reforma e está próximo a pontos turísticos importantes, como o Museu do Amanhã e o AquaRio. O local receberá diversas atividades e se tornará o centro das operações do festival.
O festival também ampliará suas exibições para a Zona Norte do Rio de Janeiro, com três novos cinemas fazendo parte da programação. O projeto Cinema Circulação agora inclui o Circuito da Prefeitura do Rio. As exibições acontecerão nas salas reformadas do Cine Carioca Penha, Cine Carioca Nova Brasília e Ponto Cine Guadalupe.
Além dos novos espaços, o Festival do Rio se espalha por toda a cidade, com sessões em 22 salas de cinema, somando mais de 3 mil lugares disponíveis para o público. Com isso, o festival reafirma seu compromisso de levar o melhor do cinema mundial para diversos pontos do Rio de Janeiro.
Festival de Cinema do Rio
Onde: Armazém da Utopia e 12 cinemas espalhados pelo Rio de Janeiro.
Quando: 3 a 13 de outubro de 2024
Quanto: preços no site oficial do festival