A 41ª edição do Arte Pará será inaugurada está em cartaz no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, em Belém. O evento, promovido pela Fundação Rômulo Maiorana (FRM) com curadoria da artista visual Nina Matos, reúne mais de 100 obras de 23 artistas paraenses sob o tema “Um Norte [transcursos – caminhos]”.

A exposição homenageia o fotógrafo Luiz Braga, com destaque para seus 50 anos de carreira e destaca a diversidade cultural da região amazônica e explora questões contemporâneas e atemporais, como ancestralidade, natureza e vivências ribeirinhas. O apoio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Rouanet, garante a continuidade desse importante projeto.

Mostra traça panorama da arte paraense. Foto: Divulgação

Entre os artistas participantes, destacam-se nomes como Bárbara Savannah, Dias Júnior, Dumas Seixas, Éder Oliveira, Elza Lima e o artista indígena Feliciano Lana Desana. Um dos destaques da exposição é o recorte especial “Luiz Braga – o percurso do Olhar”, que homenageia o renomado fotógrafo, que completará 50 anos de carreira em 2025.

Com quatro décadas de história, o Arte Pará tem desempenhado um papel fundamental na visibilidade e no fomento da produção artística da região Norte, promovendo o diálogo entre a arte amazônica e o restante do Brasil. O projeto educativo, liderado pelo artista Emanuel Franco, contará com a colaboração de mediadores experientes em artes visuais, reforçando a tradição de formação crítica do evento.

Casa das Onze Janelas

O Espaço Cultural Casa das Onze Janelas foi inaugurado em 2002, como um espaço dedicado à arte contemporânea brasileira para as regiões Norte e Nordeste. Situada ao lado do Forte do Presépio, o espaço cultural está abrigada em um prédio construído no século XVIII, o qual foi originalmente residência de Domingos da Costa Bacelar.

Seu acervo é formado por várias coleções de arte moderna, contemporânea e fotografia, que apresentam obras de artistas locais e nacionais. Destacam-se no acervo a Coleção Funarte, oriunda dos Salões Nacionais de Arte, que juntamente com a coleção Fotografia Paraense Panorama 80/90 deu origem ao acervo do museu.

41ª Arte Pará

Onde: Casa das Onze Janelas

Quando: Abertura em 3 de outubro, às 19h. Exposição até 29 de dezembro de 2024

Quanto: Entrada gratuita

 

Compartilhar.
Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile