A Mostra Internacional de Cinema em São Paulo volta a promover em sua 48ª edição a memória e a preservação cinematográfica. Além de exibir centenas de filmes contemporâneos inéditos no Brasil, o evento promove sessões de obras a serem redescobertas. São títulos restaurados, muitos raros, e novas versões de clássicos.

Entre eles estão dois filmes restaurados pela Cinemateca Brasileira: Também Somos Irmãos (1949), de José Carlos Burle, e a recém-descoberta cópia de Auto de Vitória (1966), filme de Geraldo Sarno considerado perdido. O longa de Burle, protagonizado por Grande Otelo, é um dos primeiros filmes a abordar o racismo no Brasil. Já o curta de Sarno tem Satanás e Lúcifer debatendo sobre a salvação ou a danação do país.

Cena do muito falado e pouco visto, ‘Também Somos Irmãos’, de 1949. Foto: Reprodução

A nova cópia de Um É Pouco, Dois É Bom (1970), de Odilon Lopez, foi feita por um projeto do qual participou a Cinemateca Capitólio, de Porto Alegre. O filme, de um realizador que fez parte de uma das primeiras gerações de diretores negros do cinema brasileiro, tem diálogos do escritor Luís Fernando Veríssimo.

A versão digitalizada do longa Abismu (1977) também terá sessão durante a 48ª Mostra em homenagem a Rogério Sganzerla, morto há 20 anos. A nova cópia do filme foi exibida no Festival de Locarno em 2023.

A Mostra ainda apresenta mais um filme do projeto de preservação e restauração Memória Hector Babenco: Brincando nos Campos do Senhor (1991). No longa, um casal de evangélicos e o filho pequeno embrenham-se na selva amazônica brasileira para catequizar indígenas ainda arredios à noção de Deus.

Também integra a programação de brasileiros Onda Nova – Gayvotas Futebol Clube (1983), de Ícaro (Francisco) C. Martins e José Antonio Garcia, exibido na 7ª Mostra e logo em seguida proibido pela censura do regime militar. O filme acompanha as histórias das jogadoras de um time de futebol feminino no ano em que o esporte foi regulamentado para as mulheres no Brasil.

Entre os longas internacionais, a 48ª Mostra exibe Capitães de Abril (2000), de Maria de Medeiros, restaurado especialmente para a memória dos 50 anos da Revolução dos Cravos. A obra venceu o prêmio do júri de melhor filme da 24ª Mostra. A exibição do dia 19 de outubro será seguida de uma conversa com a diretora (veja programação abaixo).

Clássicos do Mundo

O evento também celebra os 40 anos de lançamento de Paris, Texas (1984), de Wim Wenders, vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes, com a exibição da restauração digital do negativo original. Além dele, homenageia os 20 anos de Os Educadores (2004), dirigido por Hans Weingartner, com sessões do longa restaurado. Também vai exibir a nova cópia do documentário Tokyo Melody: Um Filme sobre Ryuichi Sakamoto (1985), de Elizabeth Lennard, que acompanha o processo criativo do célebre músico japonês morto em 2023.

Cena do documentário  Tokyo Melody: Um Filme sobre Ryuichi Sakamoto. Foto: Reprodução

Dentro da programação da 1ª Mostrinha e do Foco Índia está o folclórico filme infantojuvenil Kummatty (1979), de Govindan Aravindan. Obra essencial da história do cinema indiano, o filme faz parte do World Cinema Project da The Film Foundation.

 

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