Uma sessão do espetáculo solo Vermelho, Branco e Preto, de Cibele Mateus, nesta próxima quarta (23), no Teatro Cleon Jaques, vai ser vir como aquecimento do Telúrica – Festival Feito por Palhaças, o festival nacional de palhaçaria que acontecem em Curitiba no mês de dezembro.

A peça é uma amostra do que pretende ser o festival que valoriza a arte da palhaçaria feita por mulheres no Brasil. Além das duas sessões da peça, a primeira aberta ao público às 20h e a segunda no dia 24 para crianças de escolas públicas, há também a a oficina Que brincadeira que dá? Comicidades, celebrações e pelejas, ministrada pela diretoria no dia 22.

Toda esta prévia está sendo chamada de Esquenta Telúrica e as ações mantém a tradição do Festival, com entrada gratuita e contribuição espontânea no chapéu.

De acordo com a equipe de produção, o Esquenta Telúrica surgiu como alternativa ao formato online, durante a pandemia, e foi integrado de vez ao festival. A oficina esgotou as vagas devido à alta procura. Ela explora as figuras cômicas das tradições populares, como o Cavalo-Marinho de Pernambuco, e rituais como Guerreiro, Reisado e Caretas, valorizando as raízes afrodiaspóricas e afroindígenas brasileiras.

A artista Cibele Mateus em cena em ‘Vermelho, Branco e Preto”. Foto: Matheus Tropo

Já o espetáculo “Vermelho, Branco e Preto” traz à cena a personagem Mateus, e aborda saberes ancestrais, relações coloniais e identidade negra, em uma obra que celebra a cultura popular e a trajetória de Cibele Mateus como aprendiz de “Mateus”.

A Palhaça Mateus

Cibele Mateus, artista do riso, atriz e pedagoga, desenvolve sua arte desde 2005 com foco em matrizes afrodiaspóricas e afroindígenas. Sua trajetória como “Mateus”, iniciada em 2011, a levou a contribuir com grupos dissidentes, orientando cursos e curadorias.

Co-fundadora da Cia. As Marias, também atuou na Cia. Mundu Rodá e atualmente está no solo “Vermelho, Branco e Preto” e na Cia. Clã do Jabuti. Colabora com importantes espaços de formação, como Terreiros do Riso e Palhaços Sem Fronteiras Brasil.

Espetáculo Vermelho, Branco e Preto

Onde: Teatro Cleon Jacques (R. Prof. Nilo Brandão, 710 – São Lourenço)
Quando: 23/10/24 às 20h
Quanto: Entrada gratuita, com ingressos liberados 1h antes. Contribuição espontânea no chapéu.

 

Compartilhar.
Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile