A partir desta segunda-feira, 4 de novembro, estão abertas as inscrições para artistas e companhias interessadas em participar da programação do Fringe de 2025, a mostra sem curadoria da 33ª edição do Festival de Curitiba.

Criado em 1998, o Fringe reúne apresentações de diversas linguagens, como teatro, circo, dança, música, artes visuais, literatura e atividades formativas. Desde 2023, o Fringe passou a ser dividido em Espetáculos de Rua, Mostras e Circuito Independente.

Espetáculos de Rua são a alma do Fringe do Festival de Curitiba. Foto Annelize Tozetto

A partir de hoje (4), artistas e grupos poderão se inscrever até o dia 4 de dezembro para as categorias de Mostras e Espetáculos de Rua. Já para o Circuito Independente, o prazo é de 10 de dezembro a 10 de janeiro. (Veja os formulários abaixo).

Nova Coordenação

A nova coordenadora do Fringe, Rana Moscheta, destaca a importância de manter a diversidade de regiões e de linguagens na mostra. “Esperamos alcançar outros grupos e produtoras para mantermos a pluralidade de participação. O Fringe é e continuará sendo uma mostra com diversidade de linguagens para todos os públicos.”

Ela conta que já participou como atriz e produtora de espetáculos de rua em várias edições e enxerga o Fringe como uma oportunidade valiosa para trocas com o público e com grupos de diferentes lugares.

 “O Fringe tem sido aprimorado há anos por grandes mulheres e sigo nessa toada, mas agora com a perspectiva de quem vive essa mostra na linha de frente que é a Rua. Estou bem feliz e já animada para recebermos os grupos lá em março.”

Expectativa e Inscrições

Rana estima que as inscrições devem manter o patamar da última edição quando 150 projetos se aplicaram e se desdobraram em 285 espetáculos. Ela explica que a programação é montada a partir das inscrições e alerta que houve algumas pequenas alterações na forma de inscrição e, mesmo quem é já se aplicou em outras oportunidades, precisa ser com atenção o regulamento .

Para as Mostras e Espetáculos de Rua, os cadastros são analisados para definir a melhor locação e horários, enquanto o Circuito Independente entrega uma programação autônoma, realizada pelos próprios grupos.

Como participar

As inscrições são feitas com o preenchimento do dos formulários abaixo:

  • Espetáculos de Rua – Formulário de Inscrição AQUI
  • Mostras – Formulário de Inscrição AQUI

Para participar do Fringe, as companhias devem realizar sua inscrição de forma independente, arcando com os custos de produção. O evento oferece benefícios específicos para cada categoria, como infraestrutura e apoio de divulgação.

Todos os participantes do Circuito Independente têm a garantia de presença no evento, enquanto as inscrições para Mostras e Espetáculos de Rua passam por avaliação para melhor utilização dos espaços.

Quem pode se inscrever?

Podem se inscrever grupos teatrais, produtoras, grupos universitários, estudantes e artistas independentes do Brasil e do exterior. Cada grupo é responsável pelo conteúdo de suas apresentações.

Venha para o Fringe 2025: inscrições já estão abertas. Foto: Humberto Araújo

Em 2025, as apresentações do Fringe acontecerão de 26 de março a 6 de abril, ocupando espaços públicos e privados de Curitiba e região metropolitana.

Fringe – Festival de Curitiba 2025

Onde: Curitiba e região metropolitana

Quando: 26 de março a 6 de abril de 2025

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile