Por Monica Garcias, sob supervisão de Sandro Moser

O CultuArte é uma iniciativa que traduz experiências de dor e superação em peças sensíveis e transformadoras desenvolvido em Curitiba. Com uma abordagem que mistura teatro, música, dança e interação direta com o público, o projeto busca tocar temas profundos, como identidade e resiliência, especialmente voltados para jovens em contextos vulneráveis. A proposta é clara: mostrar que é possível reescrever a própria história, mesmo nas situações mais desafiadoras.

A primeira montagem do projeto, intitulada “Máquina do Tempo”, se apresenta no próximo sábado (9), explorando temas delicados como abuso, suicídio e violência. Cada espetáculo é ajustado de acordo com a faixa etária e o contexto do público.

Gabrielly Nascimento, fundadora do CultuArte e estudante de teatro com formação em missões e artes, destaca o cuidado com cada apresentação. “A ideia é incentivar os jovens a buscarem ajuda e perceberem que podem, sim, vencer,” explica.

Gabrielly Nascimento do CultuArte: teatro para inspirar. Foto: Divulgação

A estudante de psicologia Fernanda Machado acompanha o projeto e reforça seu potencial: “O CultuArte promove uma arte que conscientiza e educa, mostrando ao público que é possível encontrar ajuda para situações difíceis. Para aqueles que não passaram por essas experiências, o projeto traz uma conscientização valiosa sobre como estar atento para ajudar,” destaca.

Após as Apresentações, Relatos e Acolhimento Ao final de cada performance, realizada em escolas, ONGs e abrigos, o público é incentivado a expressar suas impressões em atividades escritas.

Este momento de partilha já revelou relatos emocionantes, incluindo casos de abuso e tentativas de suicídio, motivando o projeto a oferecer um caminho para quem deseja se abrir. Gabrielly e uma equipe de voluntários, visam auxiliar na conexão com psicólogos e profissionais, proporcionando acolhimento para quem precisa.

Expansão e Novos Horizontes

Movido pelo voluntariado de profissionais e estudantes de áreas como psicologia, pedagogia, jornalismo e artes, o CultuArte mira no futuro com planos de expandir suas apresentações para outras regiões, consolidar parcerias e criar um espaço próprio para oficinas e acolhimento psicológico.

Maquina do Tempo é o primeiro projeto do CultuArte. Foto: Divulgação

“Queremos mostrar que pode ser diferente sim para eles e o que passaram não determina quem eles são e vão fazer com o restante da vida deles”, finaliza Gabrielly.

Máquina do Tempo– CultuArte

Quando: Sábado, 9 de novembro, 19h

Onde: IEQ Trindade– Rua Generoso Nascimento Teixeira Filho, 214, Cajuru, Curitiba, PR

Quanto: Entrada gratuita

Compartilhar.
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile