Nos próximos três dias, 14, 15 e 16, o Rio de Janeiro recebe o Aliança Global Festival, um evento que une 30 atrações que representam a diversidade da música brasileira em um evento inédito de mobilização nacional contra a fome e a pobreza. O festival tem entrada livre e gratuita e será realizado na Praça Mauá, na zona portuária do centro do Rio de Janeiro.

Aliança Global Festival: shows gratuitos no Rio para mobilizar contra a fome e a pobreza. Foto Tânia Rego/EBC

O braço musical do Festival está dividido em três noites temáticas bem “ecumênicas”. Na quinta, 14, véspera de feriado, a ancestralidade e a herança africana são os fios condutores da noite “Muito Obrigado Axé”, que se inspira no histórico local do evento: a região da Pequena África, onde africanos escravizados desembarcaram no Brasil e que hoje reúne pontos que reverenciam o legado da cultura negra. A direção musical é assinada por Kainã do Jêje e Marcelo Galter (Aguidavi do Jêje). Veja a programação completa abaixo:

Quinta-feira (14): “Muito Obrigado Axé”

Aguidavi do Jêje
Afrocidade
Daniela Mercury
Seu Jorge
Roberto Mendes
Margareth Menezes
Mateus Aleluia
Larissa Luz
Ilessi
Diogo Nogueira
Rachel Reis
Rita Benneditto

A segunda noite, feriado de 15 de novembro, intitulada “O show tem que continuar”, traz uma inédita orquestra de samba para celebrar o ritmo tipicamente brasileiro, o povo, a arte, o movimento e a rua. A direção musical é de Pretinho da Serrinha.

Sexta-feira (15): “O Show Tem Que Continuar”

Zeca Pagodinho
Maria Rita
Roberta Sá
Mariene de Castro
Teresa Cristina
Marcelle Motta
Pretinho da Serrinha

A terceira e última noite, no sábado, 16, chamada de “Pro dia nascer feliz”, reúne múltiplas sonoridades e vertentes musicais para celebrar a diversidade e a esperança em um futuro com justiça social. A direção musical fica com Marcus Preto e Mateus Simões da Nova Orquestra.

Sábado (16): “Pro Dia Nascer Feliz”

Ney Matogrosso
Maria Gadú
Alceu Valença
Fafá de Belém
Jaloo
Kleber Lucas
Jovem Dionísio
Tássia Reis
Jota.Pê
Lukinhas
Xuxa

O evento começa às 17h nos três dias com as apresentações do Black Bom, DJ Flash em performances da melhor da Black Music carioca. Os shows seguem a partir das 18h. O baile volta depois da última apresentação e coloca todo mundo pra dançar até a hora do encerramento.

Ponto Alto

Projeção do artista Vini Fabretti na fachada do prédio Joseph Gire, na Praça Mauá /Foto: Divulgação

O ponto alto do festival será um espetáculo de vídeo-mapping no histórico Edifício A Noite, com projeções dos artistas visuais Manuela Navas, Maribê, Thiago Santos e Yan Carpenter e depoimentos de personalidades e a leitura de um manifesto contra a fome e a pobreza, reforçando o compromisso de mobilizar a sociedade para a construção de um mundo sem desigualdades.

O Aliança Global Festival Contra a Fome e a Pobreza antecede a Cúpula de Líderes do G20 marcada para os dias 18 e 19 e ocorre simultaneamente à Cúpula Social do G20, ambos no Rio de Janeiro.

Serviço – Aliança Global Festival Contra a Fome e a Pobreza

Local: Praça Mauá, Rio de Janeiro
Data: 14, 15 e 16 de novembro de 2024
Horário: 18h às 00h
Entrada gratuita

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile