A Prefeitura de Salvador entregou, no dia 16, as obras de requalificação do Museu da Misericórdia, um dos espaços culturais mais importantes do Centro Histórico da cidade. Instalado em um palacete do século XVII, que já abrigou o primeiro hospital do Brasil, o museu ganhou novos espaços para preservação e exposição de suas obras.

+ Leia Também +A Incrível História das Músicas Mais Antigas do Brasil 

As melhorias incluem a ampliação dos espaços expositivos, a construção de um auditório com capacidade para 100 pessoas, um foyer com painel luminoso no 1º subsolo, além da abertura da sala do baixo coro e do alto coro. A Capela Nossa Senhora da Misericórdia, localizada no térreo, também foi restaurada, incluindo o teto artístico e o forro com 45 painéis de pintura.

Fachada do Museu da Misericórdia, um dos mais visitados do país. Foto: Secom

O Museu da Misericórdia possui um acervo com 3.874 peças, abrangendo categorias como alfaia, mobiliário, pinacoteca e imaginária, preservando 469 anos de história. Entre os destaques, está a exposição fixa das 14 peças que representam as Obras de Misericórdia da Santa Casa, criadas por artistas renomados como Bel Borba, Christian Cravo e Mário Cravo Júnior. Certificado pelo Sistema Brasileiro de Museus do Ministério da Cultura (MINC), o espaço recebe mais de 50 mil visitantes por ano.

História do Museu

Inaugurado em 2006, o museu pertence à Santa Casa de Misericórdia da Bahia (SCMBA) e está instalado em um prédio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1938. O local abriga peças históricas, como a cadeira usada por D. Pedro II durante visita à Bahia em 1859 e a escrivaninha de Ruy Barbosa, funcionário da instituição em 1876.

+ Faça a Tour Virtual do Museu da Misericórdia de Salvador

O provedor da Santa Casa, José Antônio Rodrigues Alves, destacou a relevância histórica do espaço: “Aqui foi criado o primeiro hospital do Brasil. Este local proveu saúde, enterrou os mortos e atendeu aos menos favorecidos, que são missões das misericórdias. Também foi sede da primeira escola de cirurgiões do Brasil e da primeira Faculdade de Medicina”.

Serviço

Museu da Misericórdia
Onde: Centro Histórico de Salvador, Bahia
Quando: Terça a domingo, das 10h às 17h
Quanto: R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia-entrada)

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile