Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, e protagonizado por Fernanda Torres, Selton Mello e com participação especial de Fernanda Montenegro, já foi assistido por mais de  3 milhões de espectadores, segundo dados do Filme B, em oito semanas.

+ Leia Também + Como João Turin fez o Brasil encarar a onça-pintada 

Distribuído pela Sony Pictures, o filme segue em cartaz em 200 salas de cinema. Esta é a primeira vez, desde o início de 2020, que um longa nacional alcança esses números nas bilheterias. O diretor Walter Salles comentou essa importante marca:

“Tão importante quanto o retorno do público ao cinema para viver uma experiência coletiva, é o amplo debate que o filme está gerando. O livro de Marcelo deflagrou essa possibilidade, e temos muito a agradecer a ele e às suas irmãs Vera, Eliana, Nalu e Babiu pela confiança e apoio constantes. A luta de Eunice Paiva tem muito a dizer sobre a política de 2024, como escreveu o crítico de cinema Bruno Carmelo. Em um momento de apagamento da memória, a história da família Paiva nos lembra que a ditadura militar não foi uma abstração. Da mesma forma como a tentativa de golpe militar no final de 2022 também não foi.”

E complementa agradecendo ao seu elenco e equipe, “Sem as excepcionais Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, sem o craque Selton Mello, sem a sensilbidade dos nossos roteiristas Murilo Hauser e Heitor Lorega e cada um dos ótimos atores e técnicos da equipe de  “Ainda Estou Aqui” , o filme não seria o que é. Esse é o momento para celebrar o filme como expressão de um trabalho essencialmente coletivo do cinema brasileiro.”

Ainda Estou Aqui: recorde de bilheteria e expectativa de premiações. Foto: Divulgação

Livro

Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva sobre a história de sua família, “Ainda Estou Aqui” é uma coprodução Brasil-França, e é o primeiro filme Original Globoplay, produzido por VideoFilmes, RT Features e Mact Productions, em coprodução com ARTE France e Conspiração, e tem distribuição da Sony Pictures.

Os produtores Maria Carlota Bruno, da VideoFilmes e Rodrigo Teixeira, da RT Features, também comemoram a marca: “Chegar a 3 milhões de espectadores é uma conquista importante para o cinema brasileiro e mostra que o audiovisual nacional segue com força e que nossas histórias inspiram e emocionam. É muito gratificante ter o público de volta às salas de cinema”. Além dos 3 milhões de público, “Ainda Estou Aqui” no momento, ocupa a quinta colocação no ranking anual de maiores bilheterias de 2024 – completamente dominado por produções internacionais.

Atuação de Fernanda Torres gera expectativa de premiação. Foto: Divulgação

Globo de Ouro e Oscar

O filme concorre ao Globo de Ouro de  Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Atriz em Filme de Drama. “Ainda Estou Aqui” é o quarto filme de Walter Salles indicado ao Globo de Ouro. Em 1990, “Central do Brasil” levou o prêmio de melhor filme estrangeiro e Fernanda Montenegro foi indicada a Melhor Atriz.

No próximo dia 5 de janeiro, o diretor Walter Salles, Fernanda Torres, Selton Mello e os produtores Maria Carlota Bruno e Rodrigo Teixeira irão acompanhar a cerimônia de premiação em Los Angeles.

“Ainda Estou aqui já ganhou sete prêmios. A lista inclui ainda Melhor Roteiro, no 81º Festival de Veneza, onde teve seu lançamento mundial. Recebeu quatro prêmios de Melhor Filme do júri popular na 48ª Mostra de S. Paulo; no Festival Internacional de Cinema de Vancouver, no Canadá, no Festival de Cinema de Mill Valley, nos Estados Unidos; no  Festival de Pessac, na França, onde também recebeu o Prêmio Danielle Le Roy, dado pelo júri jovem. A atriz Fernanda Torres também foi eleita Melhor Atriz em filme internacional pelo The Critics Choice Awards.

O longa de Walter Salles é um dos 15 selecionados da shortlist do Oscar e concorre a uma das cinco vagas na categoria de Melhor Filme Internacional, que serão anunciadas no dia 17 de janeiro e foi selecionado na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira no Critics’ Choice Awards 2025 e os vencedores serão conhecidos no dia 12 de janeiro. Para além da temporada de premiações, “Ainda Estou Aqui” também segue ganhando reconhecimento na mídia internacional, esta semana foi um dos 20 títulos selecionados pela BBC para a prestigiosa lista de melhores filmes de 2024 e foi reconhecido pela revista Hollywood Reporter – importante publicação sobre a indústria do entretenimento – como um dos dez melhores filmes de 2024.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile