Tomica é sinônimo de criança criativa, daquelas que encontram soluções para qualquer desafio. Esse também é o título da nova série de livros infantis da Cepe Editora, escrita pela carioca Ana Carla Cozendey. Os dois primeiros volumes, Tomica, o Caçador de Ideias e Tomica e o Hotel de Passarinhos, foram lançados neste sábado (18), na Livraria Blooks, em Botafogo, no Rio de Janeiro. As ilustrações são de Kaká Leal, que deu vida ao personagem.

+ Leia Também + Recife é o Reino do Brega? 

No primeiro livro, Tomica, o Caçador de Ideias, o protagonista tenta escrever um livro, mas não sabe por onde começar. Para resolver, decide criar uma “armadilha de ideias”. Ele usa objetos diversos, como carrinhos, caixas de sapato, garrafas plásticas e palitos de picolé, dando início a aventuras inusitadas.

Hotel de Passarinhos: ilustrações de Kaká Leal. Foto: Reprodução

Já em Tomica e o Hotel de Passarinhos, Tomica e seus amigos mostram que, com criatividade, é possível manter os pássaros por perto sem aprisioná-los. “As histórias são do ponto de vista de Tomica, mas ele atua mais como catalisador do que líder. Nem sempre as ideias partem dele, como o hotel, que foi ideia da Marcinha”, comenta Ana Carla Cozendey.

Segundo a autora, o personagem é inspirado em seu filho, também chamado Tomica. “É um apelido que uso para ele. O nome surgiu com a primeira história e se mostrou ideal para a série. Como o tema central é a criatividade, o protagonista é curioso, entusiasmado e adora experimentar”, explica.

Ana Carla já tem várias histórias prontas para expandir a série, todas unidas pela criatividade infantil. “Escrevo essas histórias há bastante tempo, misturando ideias e experiências do meu Tomica. Tomica, o Caçador de Ideias foi criado depois, para apresentar o personagem”, acrescenta a autora.

Com títulos voltados principalmente para crianças, Ana Carla já publicou O Risco e o Fio, distribuído em escolas pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). “Espero que as crianças, ao lerem sobre Tomica, percebam novas formas de enxergar as coisas e sintam vontade de criar”, diz. Cada livro da série tem 32 páginas.

Uma aposta na literatura infantil

A editora-assistente da Cepe, Gianni Gianni, ressalta o foco da editora em literatura infantojuvenil. “Estamos ampliando nossa rede de ilustradores e promovendo experiências de leitura inovadoras. Tomica é a primeira série com um protagonista infantil publicada pela Cepe. Já tínhamos a narrativa Feiticeiros de Acbar, mas agora apostamos em histórias nas quais as crianças acompanham as aventuras de um personagem engenhoso e imaginativo”, afirma.

Compre os livros aqui: Livraria Cepe. 

As Autoras

A escritora Ana Carla Cozendey. Foto: Divulgação Cepe

Nascida no Rio de Janeiro, Ana Carla Cozendey mora na Inglaterra, é escritora, arte-educadora e designer gráfica. Formada pela Esdi-Uerj, tem mestrado em história da arte pela UFRJ e pós-graduação em literatura infantil pela University of Roehampton, na Inglaterra.

A Ilustradora Kaká leal. Foto: Divulgação Cepe

Kaká Leal, ilustradora e arquiteta formada pela UFPE, vive no Recife. Pela Cepe Editora, criou as ilustrações de Conversa Frutífera (2024), com textos de Clara Nogueira e Gilberto Clementino Neto.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile