Assim como a vida, o cotidiano da produção cultural costuma ter mais “nãos” do que “sims”.

Portanto, um dos mandamentos do bom “produça” é ter paciência e não se frustrar com os obstáculos para manter o projeto nos trilhos. “No entanto, a paciência não é esperar a bola no pé; há de se ter proatividade e inventar soluções. Sempre tem um jeito”, observa o produtor cultural Jonas Prates.

+ Leia Também + Três peças do Festival de Curitiba estão com os ingressos esgotados

Com 21 anos de experiência na área da produção musical, Jonas, que é sócio-fundador da produtora Transpira, lança nesta segunda-feira (10) o e-book Eu Produça, cujo subtítulo é Pequeno Manual de Devaneios Práticos Para Produzir um Show.

O livro, explica Jonas, é sua “singela contribuição” para o campo da cultura ao traçar um panorama técnico das estruturas e dinâmicas envolvidas na produção de um show musical.

“Sem a pretensão de reinventar a roda, o livro serve como um porto seguro para que o público compreenda o universo complexo por trás da ideia de ‘colocar uma pessoa no palco’ ”, afirma.

A linguagem, ele conta, é simples e objetiva para o livro chegue artistas, profissionais da produção, mas também a iniciantes e entusiastas que assim a ter um documento para nortear e dimensionar seus próprios projetos.

“Quando estamos na plateia, não fazemos ideia da infinidade de detalhes e dificuldades enfrentadas, e assim deve ser. Mas a ideia é que o público possa dimensionar essa esfera, com alguns nortes técnicos.”

Livro “Eu Produça” é um guia prático para produção de shows musicais.

O e-book, que foi viabilizado por meio da Lei Paulo Gustavo, será lançado, com download gratuito e versão em audiolivro, nesta segunda-feira, às 19h, no perfil do Instagram @eu.produca. Após o lançamento, em um bate-papo o autor fará uma apresentação sobre Como desenvolver e apresentar um projeto para captação de recursos. O evento é aberto e gratuito.

Um olhar sobre a produção cultural

Com a experiência de ter produzido artistas como Erasmo Carlos, Mundo Livre S/A, Skatalites, Otto, Elza Soares, Ana Frango Elétrico, Naná Vasconcelos e muitos outros, Jonas reflete sobre um dos grandes paradoxos da produção musical no Brasil.

“Sabemos que o campo da cultura é um dos mais ricos nesse Brasilzão, no que diz respeito à capacidade criativa e à expressão artística do nosso povo. No entanto, é diametralmente escasso em recursos e oportunidades”, avalia.

Deste ponto de vista, o livro sonho ou o desejo explosivo de se expressar através da arte sem esquecer dos riscos envolvidos. Jonas destaca a importância de entender a necessidade do garimpo cotidiano e ter consciência dos fracassos diários para que se chegue ao ponto de tirar aquela ideia do papel.

“O processo é lento, mas acumula uma energia poderosíssima. Chegar ao ponto de materialização e execução de um projeto, de qualquer tamanho, é um dos grandes motores do campo da produção. É uma explosão transformadora para os artistas, o público e toda a equipe envolvida”

Um dia perfeito na “produça”

Perguntado sobre como seria um “dia perfeito” na produção musical, Jonas afirma que é quando um “não” vira um “sim”. “Um dia é muito tempo, mas tem momentos de êxtase que se refletem em expressões como ‘sold out’, ‘prestação de contas aprovada’, ‘queremos patrocinar o seu projeto’ ou ainda ‘seu projeto foi selecionado no edital’”, brinca.

O produtor relaxando no canto do palco após dar tudo certo em um show de Otto. Foto: Aline Roman

Brincadeiras à parte, o experiente produtor diz que o grande momento é  quando um projeto “ganha o mundo”. “Não importa a dimensão, mas ver o primeiro acorde em um show, a primeira entrega de um livro, é o momento em que se pensa que tudo valeu a pena. Um alívio e uma alegria sem tamanho.”

10 Mandamentos do Produtor de Shows Musicais

  1. Seguir o rider técnico
  2. Fazer contratos
  3. Ser transparente
  4. Fazer um check-list
  5. Entender o contexto do evento
  6. Seguir o rider técnico (sim, de novo)
  7. Atenção ao staff
  8. Ser precavido
  9. Ter paciência
  10. Se não seguir o rider, negocie antes. Sempre.

SERVIÇO

EU PRODUÇA, ebook de Jonas Prates

Lançamento: 10/02, às 19h

Onde: Instagram @eu.produca

Download gratuito: www.euproduca.com.br (disponível no lançamento)

5 1 voto
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile