No Mês Internacional da Mulher, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro recebe a mostra Mestras do Macabro – As Cineastas do Horror ao Redor do Mundo. De 7 de março a 14 de abril, serão exibidos 28 longas-metragens dirigidos por mulheres de diversas nacionalidades, apresentando um panorama amplo e diversificado do gênero. Além das sessões, a programação inclui debates e um curso sobre o tema, com entrada gratuita.

+ Leia Também + Primeira biografia de Dalton Trevisan sai no segundo semestre de 2025

A curadoria é assinada por Beatriz Saldanha, pesquisadora, curadora e crítica de cinema, que destaca a importância de valorizar a produção feminina no horror, um gênero historicamente dominado por diretores homens.

Cena do filme ‘Segredos Evidentes’. Foto: Reprodução

“A mostra lança luz sobre cineastas que, muitas vezes, precisaram driblar dificuldades orçamentárias e desafios de um setor predominantemente masculino. Seus filmes demonstram criatividade e pluralidade, indo do gore de baixo orçamento a obras premiadas em festivais”, afirma Saldanha.

Destaques da Mostra

Cena de ‘O Babadok’ 4. Foto: Reprodução

A seleção contempla cineastas de diferentes épocas e estilos. Entre as pioneiras, estão Stephanie Rothman (O Doce Vampiro, 1971), Amy Jones (O Massacre, 1982) e Jackie Kong (Um Jantar Sangrento, 1987). Também serão exibidos êxitos recentes como O Babadook (2014), de Jennifer Kent, e Santa Maud (2020), de Rose Glass. O filme de abertura será Quando Chega a Escuridão (1987), de Kathryn Bigelow, uma das cineastas mais reconhecidas do gênero.

Outro destaque são as produções nacionais, que ganharam espaço com títulos como Medusa (2023), de Anita Rocha da Silveira, Sinfonia da Necrópole (2016), de Juliana Rojas, Sem Seu Sangue (2020), de Alice Furtado, A Sombra do Pai (2019), de Gabriela Amaral Almeida, e Terminal Praia Grande (2019), de Mavi Simão.

Além da exibição dos filmes, será lançado um catálogo com textos de 35 autoras, entre críticas e pesquisadoras nacionais e internacionais. A publicação será distribuída gratuitamente e estará disponível para download no site do CCBB.

A mostra também promove eventos complementares, como um curso gratuito ministrado por Beatriz Saldanha, de 19 a 21 de março, abordando a história das mulheres no horror. Dois debates estão programados: no dia 28 de março, Beatriz Saldanha e Bianca Mattos discutem A Lenda de Candyman (2021), de Nia DaCosta, uma das principais cineastas negras da atualidade. Já em 7 de abril, a crítica Raphaela Ximenes e Saldanha debatem O Doce Vampiro (1971), de Stephanie Rothman.

Uma sessão comentada de Cemitério Maldito (1989), de Mary Lambert, ocorrerá no dia 15 de março, com a participação da cineasta Gabriela Amaral Almeida. O filme Sem Seu Sangue, de Alice Furtado, contará com uma sessão inclusiva, com legenda descritiva e tradução em Libras, no dia 13 de março.

Outras Capitais

A programação da mostra também será realizada nas demais unidades do CCBB:

  • Belo Horizonte (12 a 24 de março)
  • São Paulo (20 de março a 20 de abril)
  • Brasília (14 de outubro a 2 de novembro)
Mestras do Macabro – As Cineastas do Horror ao Redor do Mundo

Onde: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

Quando: 7 de março a 14 de abril de 2025

Quanto: Entrada franca (ingressos disponíveis a partir das 9h, no site e na bilheteria do CCBB)

5 1 voto
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile