A Cinemateca Brasileira, em São Paulo, recebe de 3 a 13 de abril a 30ª edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários. A programação inclui 53 filmes entre longas, médias e curtas-metragens, todos com entrada gratuita.
+ Leia Também + À mesa com Anton Tchekhov
Além das exibições, o festival promove a 22ª Conferência Internacional do Documentário, marcada para os dias 8 e 9 de abril. O evento é gratuito, terá acessibilidade em Libras e oferecerá certificado de participação para quem comparecer a pelo menos 75% da programação. Os ingressos para a conferência serão distribuídos uma hora antes de cada sessão.
Dois documentários nacionais têm pré-estreia garantida no festival. O primeiro é “Ritas”, de Oswaldo Santana, que revive a trajetória de Rita Lee. A sessão acontece nesta quarta-feira (2), às 20h30, na Cinemateca. Outro destaque é o filme sobre Marília Pêra, ainda inédito.
A cerimônia de premiação da 30ª edição ocorre no dia 12 de abril, também na Cinemateca. Já os filmes vencedores serão reexibidos no dia 13, tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro.
“O É Tudo Verdade é uma das principais vitrines do documentário no Brasil e no mundo”, afirma a organização. Os quatro documentários vencedores das competições de longas/médias e curtas-metragens, tanto nacionais quanto internacionais, podem ser inscritos para concorrer ao Oscar.
A Cinemateca Brasileira fica na Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino, na zona sul da capital paulista.
A programação completa do festival está disponível no site oficial.