O maior evento lírico da América Latina retorna aos palcos do Teatro Amazonas a partir desta terça-feira, 15 de abril. O 26º Festival Amazonas de Ópera (FAO) será realizado até 18 de maio e contará com uma extensa programação composta por três óperas, três concertos e dois recitais. Esta edição marca o início de um projeto internacional de cooperação cultural e ambiental: o Corredor Criativo da Amazônia.

+ Leia Também + Ópera ‘Ainadamar’ dirigida por Deborah Colker estreia no Metropolitan de Nova York

O novo programa envolve instituições do Brasil, Colômbia, Áustria e Portugal, com o objetivo de fortalecer o FAO e inserir a ópera na agenda da sustentabilidade amazônica. A iniciativa será lançada oficialmente no dia 16 de abril.

A abertura do festival será às 19h, com a estreia mundial da ópera contemporânea La Vorágine, baseada no romance homônimo colombiano. Composta por João Guilherme Ripper, a obra é ambientada no ciclo da borracha e simboliza a entrada da Colômbia no Corredor Criativo. A montagem é uma coprodução Brasil-Colômbia e reúne artistas e técnicos dos dois países.

A programação completa e os bastidores do evento estão disponíveis no perfil oficial do festival no Instagram: @festivalamazonasdeopera.

Maior da América Latina

Foto: Divulgação/Esley Cavalcante

Mais de 280 profissionais — entre técnicos, músicos, cantores e equipe de produção — participam diretamente da realização do festival, cuja direção artística é assinada pelo maestro Luiz Fernando Malheiro. Segundo a organização, mais de 80% do time técnico é composto por profissionais manauaras, que já estão há semanas envolvidos na construção de cenários, ensaios e figurinos.

Entre os destaques da programação estão versões de La Bohème (Puccini) e As Bodas de Fígaro (Mozart), além do concerto lírico Oca alla Rossini e os recitais Belcanto e Canções Brasileiras. Também estão previstas apresentações adaptadas para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e sessões para alunos da rede pública.

Segundo a diretora-executiva do festival, Flávia Furtado, esta edição será um marco. “Estamos formalizando acordos com países parceiros e dando início a uma fase de internacionalização e impacto sustentável, que dialoga com cultura, turismo e educação”, afirmou.

História do Festival Amazonas de Ópera

Criado em 1997, o Festival Amazonas de Ópera é realizado com recursos da Lei Rouanet, patrocinado pelo Bradesco, com apoio da Innova e da Swarovski. A organização é do Fundo do Festival, em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

O secretário da pasta, Caio André, destaca a relevância da iniciativa. “O FAO é uma referência e fortalece a presença do Amazonas no cenário cultural global”, disse. Ele reforça que o festival é esperado todos os anos e atrai cada vez mais admiradores do gênero.

O projeto do Corredor Criativo também prevê a criação de linhas de financiamento voltadas à formação de profissionais, intercâmbio técnico e atividades educativas em Manaus e outras cidades amazônicas. Uma das estratégias para ampliar a visibilidade do FAO é a criação do Prêmio Carlos Gomes, que será lançado no Concurso de Canto de Cascais, em Portugal.

Festival Amazonas de Ópera

Onde: Teatro Amazonas e Palácio da Justiça, Manaus (AM)
Quando: De 15 de abril a 18 de maio
Quanto: Ingressos à venda na bilheteria do teatro e em shopingressos.com.br

5 1 voto
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile