A Cinemateca Brasileira apresenta a mostra 100 anos de Rodolfo Nanni, em homenagem ao centenário de um dos grandes nomes do cinema nacional. A programação inclui curtas e longas dirigidos pelo cineasta, além de produções contemporâneas que dialogam com sua obra. As sessões acontecem nos dias 26 e 27 de abril, na Sala Grande Otelo, com entrada gratuita.

+ Leia Também + Dia Mundial do Livro: 5 biografias essenciais de artistas brasileiros 

Nascido em uma família ligada às artes, Nanni teve como padrinho o escultor Victor Brecheret. Estudou com Anita Malfatti e, na Europa, despertou seu interesse pelo cinema. Em Paris, frequentou o Institut des Hautes Études Cinématographiques (IDHEC) e passou a ver o cinema como ferramenta de transformação cultural e educacional.

Expulso da França após protestos contra a Guerra do Vietnã, voltou ao Brasil e dirigiu sua primeira obra: O Saci (1953). Baseado em Monteiro Lobato, o longa foi a primeira adaptação cinematográfica da obra do autor e o primeiro filme infantil brasileiro de longa-metragem.

Cena do filme “O drama das secas”. Foto: reprodução

Em 1958, lançou o curta O drama das secas, inspirado por Geografia da Fome, de Josué de Castro. Cinquenta anos depois, filmou O retorno (2008), refazendo o trajeto do filme anterior para observar mudanças — ou a ausência delas — no sertão nordestino.

Outro destaque é o curta São Paulo Centro (1975), em cópia nova em 35mm restaurada especialmente para esta mostra. Ao longo da carreira, Nanni também produziu filmes sobre artes visuais e colaborou com instituições como a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), onde fundou o curso de cinema.

Dois filmes inéditos da dupla Rewald & Ab’Sáber ampliam o tributo. Sci Fi Saci (2025) é uma releitura futurista da obra clássica de Nanni. Já o filme-ensaio Um homem e um filme será exibido continuamente no foyer Oscarito.

Cena do filme “Corbélia”. Foto: reprodução

Rodolfo Nanni estará presente em todas as sessões. Após a exibição de O Saci e Sci Fi Saci, haverá debate com participação do diretor e dos realizadores Rubens Rewald e Tales Ab’Sáber. A conversa será transmitida ao vivo no YouTube, com tradução em Libras.

A entrada é gratuita. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada sessão.

Programação

Sessão Dupla – O Drama das Secas e O Retorno
Onde: Sala Grande Otelo, Cinemateca Brasileira
Quando: 26/04/25 (sábado), às 19h
Quanto: Gratuito (retirada de ingresso 1h antes)
O Drama das Secas | Formato: Digital
O Retorno | Formato: 35mm

Sessão Dupla – São Paulo Centro e Cordélia, Cordélia…
Onde: Sala Grande Otelo, Cinemateca Brasileira
Quando: 26/04/25 (sábado), às 21h
Quanto: Gratuito (retirada de ingresso 1h antes)
São Paulo Centro | Formato: 35mm
Cordélia, Cordélia… | Formato: Digital

Sessão Dupla – O Saci e Sci Fi Saci
Onde: Sala Grande Otelo, Cinemateca Brasileira
Quando: 27/04/25 (domingo), às 18h30
Quanto: Gratuito (retirada de ingresso 1h antes)
O Saci | Formato: 35mm
Sci Fi Saci | Formato: Digital

5 1 voto
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile