Grandes artistas merecem grandes obras. E hoje, no Dia Mundial do Livro, selecionamos 5 biografias que são essenciais na história da música brasileira e contam um pouco da vida e trajetória de cada um. Será que você tem algum deles na sua estante?
+LEIA TAMBÉM+ As três mortes em 1616 que explicam por que hoje é o Dia do Livro
Rita Lee – Uma autobiografia
O livro é tão honesto que em certos momentos você pode se perguntar se a biografia é realmente autorizada. Óbvio que esse é um pensamento recorrente se tratando de Rita Lee, já que a rainha do rock nacional não se preocupava com o que pensassem dela. E é exatamente assim que ela se mostrou contando sobre a infância, a prisão em 1976, o relacionamento com Roberto de Carvalho, as músicas, tropeços e toda a sua carreira. Um verdadeiro pote de ouro da música brasileira.
Elis – Uma biografia musical
Uma das maiores cantoras de todos os tempos em sua versão mais crua quando ainda morava em Porto Alegre. É assim que o músico e jornalista Arthur de Faria retrata Elis Regina. Uma carreira de sucesso com episódios controversos em uma interpretação apurada do autor. Um legado, inclusive, para as novas gerações.
Belchior – Apenas um Rapaz Latino-americano
Das raízes no Ceará até a célebre trajetória musical que marcou gerações. Jotabê Medeiros revela o íntimo do cantor e compositor em uma narrativa leve e envolvente de um ícone do cancioneiro nacional
A Todo Vapor: o tropicalismo segundo Gal Costa
Uma pesquisa detalhada sobre Gal Costa em um dos períodos mais ricos da música brasileira. O ensaio de Taissa Maia analisa a cantora, um dos maiores expoentes do tropicalismo, em sua carreira e história como parte do movimento.
Vira-Lata de Raça – Memórias
Do Secos & Molhados até os dias de hoje. Ney Matogrosso tem uma das carreiras mais sólidas do Brasil e apresenta neste livro, memórias familiares, a conexão espiritual com a natureza, a experiência com drogas, a relação com Cazuza, o combate à censura entre tantos demais assuntos que permearam sua vida, afinal, se tem alguém que tem memórias para compartilhar, é Ney.
Faltou alguma biografia na lista? Comente!