Entre os dias 21 e 24 de maio de 2025, Salvador será palco da Mostra “À luz de Helena: Helena Ignez no cinema brasileiro”, dedicada a celebrar a vida e obra de uma das figuras mais marcantes da história do cinema nacional. Com entrada gratuita, o evento acontece no Cinema da UFBA, na Sala Walter da Silveira (DIMAS/FUNCEB) e na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA (FFCH/UFBA), com exibições, debates e uma oficina especial.

+ Leia Também + Orquestra Petrobras Sinfônica completa 50 anos

Com mais de 65 anos de carreira, Helena Ignez, atualmente com 85 anos, iniciou sua trajetória como atriz na Bahia, ainda nos anos 1950, e se consolidou como uma das grandes protagonistas de movimentos como o Cinema Novo e o Cinema Marginal. Estreou nas telas em O Pátio (1959), curta-metragem dirigido por Glauber Rocha. Participou de mais de cem produções, incluindo obras-primas como O bandido da luz vermelha (1968) e Copacabana mon amour (1970).

Helena Ignez dirige ‘A Moça do Calendário’. Foto: Barbara Vida

A partir dos anos 2000, Helena passou também a dirigir seus próprios filmes, ampliando sua atuação no cinema como autora e realizadora. Desde então, assinou a direção de sete longas e cinco curtas-metragens, entre eles A moça do calendário (2017) e A alegria é a prova dos nove (2023), que fazem parte da programação da mostra.

A Mostra propõe um reposicionamento histórico da contribuição de Helena Ignez, especialmente como diretora, e promove uma imersão crítica em sua obra autoral, muitas vezes ofuscada por sua imagem como atriz. Ao longo dos quatro dias, o público poderá participar de exibições comentadas, debates com convidados especiais e da oficina “Helena e Brecht: entre o cinema e o teatro”, que explora as influências teatrais e políticas na sua estética cinematográfica.

O evento também será uma forma de celebrar o aniversário da cineasta, que completa 86 anos no dia 23 de maio, durante a programação da Mostra. Um presente à altura de uma artista que marcou a história da arte brasileira.

Ney Matogrosso e Helena Ignez. Foto: Gabriel Chiarastelli

A curadoria é assinada por Hyndra, antropóloga, cineasta e integrante do coletivo CAOS – Cinema, Antropologia e Observação Social, realizador do evento. A produção conta com Caíque França Araújo na coordenação de difusão e produção, Juliana Cajives na identidade visual e comunicação, e Agnes Aguirre na produção executiva.

A Mostra foi contemplada no edital “Chamada para Concessão de Apoio à Organização de Eventos Estudantis 2025”, da PROEXT/UFBA, e conta com o apoio institucional da FFCH/UFBA, do circuito SalaDeArte, da Sala Walter da Silveira e da Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

Mais informações e programação completa: instagram.com/antropologicaos

SERVIÇO

Mostra “À luz de Helena: Helena Ignez no cinema brasileiro”
Quando: 21 a 24 de maio de 2025
Horários: manhã, tarde e noite
Onde:

  • Cinema da UFBA (Canela)
  • FFCH/UFBA (Campus de São Lázaro)
  • Sala Walter da Silveira (Barris)

Quanto: Entrada gratuita

5 1 voto
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile