O ator Jonas Bloch estreia, no dia 6 de setembro, a curta temporada do espetáculo “Delírio” no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea, Rio de Janeiro. Concebida pelo próprio artista, a montagem é baseada em textos de Manoel de Barros (1916-2014), poeta celebrado por sua escrita inventiva e considerado por Carlos Drummond de Andrade como “o maior poeta vivo”.

+ Leia Também + ‘Retrato de um Certo Oriente’ roda o brasil de olho no Oscar 

A peça convida o público a uma imersão no universo lírico do escritor mato-grossense, reunindo rememorações, risadas, memórias de infância e provocações filosóficas. O cenário, também concebido por Bloch, mescla painéis, objetos, texturas e desenhos inspirados no universo visual de Arthur Bispo do Rosário, criando um diálogo entre artes plásticas e literatura.

Foto: Flávia Canavarro

“Sofisticado e ao mesmo tempo popular, Manoel de Barros nos transporta às suas reminiscências numa linguagem elaborada, fascinante, inovadora e cheia de humor”, afirma Jonas, que selecionou pessoalmente os textos para a montagem.

Jonas Bloch, múltiplo e incansável

Com mais de 60 anos de carreira, Jonas Bloch segue ativo em múltiplas frentes artísticas. Além de atuar, ele também escreve, dirige, assina a cenografia do espetáculo e mantém produção como pintor e escultor, com obras expostas em Ouro Preto. Recentemente, lançou o livro “Histórias de Bastidores” (Polobooks), reunindo relatos de mais de 100 artistas.

No cinema, Bloch protagonizou o longa “Viva a Vida”, lançado em janeiro e agora disponível na Netflix. Na televisão, está atualmente no ar na reprise de “A Viagem” (1994), de Ivani Ribeiro, exibida pela TV Globo, em que viveu o vilão Ismael.

Versatilidade

Nascido em Belo Horizonte, em 1939, Jonas iniciou a carreira no teatro em 1958 e estreou na TV em 1969, na novela Algemas de Ouro (TV Record). Ficou conhecido por interpretar antagonistas marcantes em produções como Corpo Santo (1987), A Viagem (1994) e Bicho do Mato (2006).

No cinema, soma títulos emblemáticos como Quilombo (1984), Avaeté – Semente da Vingança (1985), Amarelo Manga (2001), Carandiru (2003) e Amor? (2011). Formado em Belas Artes pela UFMG, também atuou como professor de interpretação, consolidando uma trajetória marcada pela multiplicidade artística.

Espetáculo “Delírio” – Jonas Bloch

Onde: Teatro Vannucci – Shopping da Gávea (Rua Marquês de São Vicente, 52, 3º andar, Loja 371, Rio de Janeiro)
Quando: 6, 7, 13 e 14 de setembro

  • Sábados às 20h

  • Domingos às 19h30
    Duração: 60 minutos
    Classificação: Livre
    Ingressos: Sympla
    Quanto: R$ 100 (inteira) | R$ 50 (meia)

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile