O III Festival da Palavra movimenta Curitiba com uma programação intensa e diversa.

Nesta sexta-feira (12), três nomes de destaque da literatura brasileira participam do evento: o romancista amazonense Milton Hatoum, recém-eleito imortal da Academia Brasileira de Letras, e os poetas Edimilson de Almeida Pereira, de Minas Gerais, e Cida Pedrosa, de Pernambuco.

+ Leia Também + Novo Imortal da ABL, Milton Hatoum vem ao festival da Palavra 

A agenda inclui oficinas, debates, sessões de autógrafos, lançamentos de livros e exibições de filmes. O público terá a oportunidade de acompanhar de perto alguns dos autores mais importantes da atualidade e dialogar diretamente com eles.

Milton Hatoum no Cine Guarani

Milton Hatoum, novo imortal da ABL, participa do III Festival da Palavra de Curitiba em setembro. Foto; Prefeitura de Manaus

Às 20h, Hatoum participa de um bate-papo no Cine Guarani, no Portão Cultural, com mediação de Mariana Sanchez. Antes, às 18h, o local exibe o filme “Retrato de um Certo Oriente” (2024), adaptação dirigida por Marcelo Gomes do romance homônimo do autor. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos uma hora antes da sessão.

Considerado um dos principais escritores brasileiros contemporâneos, Hatoum é autor de títulos como Dois Irmãos, Cinzas do Norte e Órfãos do Eldorado. Suas obras já venderam mais de 500 mil exemplares e foram publicadas em 16 países.

A poesia em destaque

A poeta Cida Pedrosa participa do Festival da Palavra. Foto: divulgação

Às 18h30, no Memorial de Curitiba, acontece o bate-papo “Poesia Hoje”, com os poetas Cida Pedrosa e Edimilson de Almeida Pereira, sob mediação de Julia Ruiz. Mais cedo, os autores comandam oficinas sobre escrita do poema e arqueologia da poesia.

Premiada com o Jabuti de Livro do Ano em 2020 por Solo para Vialejo, Cida constrói uma poesia marcada por corpo, território e ancestralidade. Edimilson, vencedor de diversos prêmios, explora a relação entre palavra, música e memória em sua obra mais recente, A Morte Também Aprecia o Jazz (2023).

Até domingo

Com cerca de 200 escritores e artistas de todo o país, o Festival da Palavra segue até domingo (14). A programação também valoriza autores curitibanos e residentes na cidade, como José Castello, que participa nesta sexta-feira de um bate-papo sobre seu novo livro, Devastação.

Serviço

III Festival da Palavra de Curitiba
Onde: Diversos espaços culturais de Curitiba
Quando: Até domingo, 14 de setembro de 2025
Quanto: Gratuito (com retirada antecipada de ingressos em algumas atividades)
Programação completa: Acesse aqui

Compartilhar.
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile