O cantor e compositor Pinduca, conhecido como o “Rei do Carimbó”, será a grande atração do 1º Círio de Nazaré de Curitiba, que acontece no próximo domingo, 5 de outubro, na capital paranaense. A festa, inspirada na maior celebração religiosa do Brasil realizada em Belém do Pará, chega pela primeira vez à cidade, unindo devoção, música e cultura popular.

+ Leia Também + Kendrick Lamar e a continuação de um sonho 

Procissão e missa pela manhã

A programação será dividida em duas partes. Pela manhã, os fiéis participarão de uma procissão com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, saindo da Praça José Borges De Macedo, atrás do Sesc Paço da Liberdade, até a Praça Osório. No local, haverá missa celebrada pelo padre Jaime Antonio Schmitz, seguida da narração da história do Círio de Nazaré pelo artista Carlos Daitschman.

Festa popular à tarde

A partir das 13h30, a Praça Osório se transformará em palco de apresentações culturais. O público poderá assistir a grupos de dança, participar de concurso de melhor traje de carimbó, curtir DJs e shows de artistas como Gabriel Xavier e Grupo Maré Cheia, além da batucada do Bloco Garibaldis e Sacis.

O ponto alto será o encontro de três gerações da música nortista: Pinduca se apresenta ao lado dos filhos Douglas Rielang, Stanley V e Eloy Kleem, além do neto Gabriel Xavier.

Pinduca: o Rei do Carimbó

Nascido em Igarapé-Miri (PA), em 1937, Pinduca iniciou a carreira nos anos 1960 e é considerado o grande responsável pela modernização do carimbó, ao incorporar bateria e instrumentos elétricos ao ritmo. Entre seus sucessos, está a célebre “Marcha do Vestibular”, trilha de celebrações estudantis em todo o Brasil.

Com mais de seis décadas de carreira, foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Raízes Brasileiras em 2017, com o disco No Embalo do Pinduca.

A força do Círio de Nazaré

Celebrado em Belém desde 1793, o Círio de Nazaré é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan e como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. A edição curitibana pretende aproximar a liturgia, a música e as tradições do Norte do Brasil do público local e dos imigrantes que vivem no Paraná.

Segundo Dora, da Barraca da Amazônia, realizadora do evento, o objetivo é acolher:

“Muitas pessoas da região Norte não conseguem ir a Belém acompanhar o Círio. Pensamos em trazer a celebração para Curitiba, para amenizar a saudade e criar um espaço de afeto.”

1º Círio de Nazaré de Curitiba

Onde: Praça Osório, Curitiba
Quando: Domingo, 5 de outubro, a partir das 9h
Quanto: Entrada gratuita

Programação

  • 09h00 – Concentração da procissão na Praça José Borges De Macedo

  • 10h00 – Procissão até a Praça Osório

  • 11h30 – Celebração da missa

  • 12h10 – História do Círio de Nazaré com Carlos Daitschman

  • 12h30 – DJ Kevysson

  • 13h30 – Gaby e Joyce – Vivendo a Encantaria do Círio

  • 14h00 – Grupo Filhos do Pará

  • 14h30 – Concurso de Traje de Carimbó + DJ Kevysson

  • 15h30 – Gabriel Xavier e Grupo Maré Cheia

  • 17h00 – Premiação do concurso

  • 17h30 – Garibaldis e Sacis

  • 19h30 – Show com Pinduca e Sua Banda

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile