Com informações de Elaine Cruz – Repórter da Agência Brasil 

A Mostra Ecofalante de Cinema chega à sua 13ª edição como o mais importante evento sul-americano dedicado à produção audiovisual sobre temas socioambientais.

Entre 1º a 14 de agosto em São Paulo, a mostra apresenta 122 filmes de 24 países, cujos temas são questões como a preservação da Amazônia, os direitos dos povos originários, desigualdade social e racismo estrutural.

“Estamos felizes em ocupar um lugar especial no calendário cultural de São Paulo,” disse Chico Guariba, diretor da mostra em entrevista à Agência Brasil. “Nossa programação abraça temas urgentes para a sociedade brasileira.”

Entre as atrações deste ano, destaca-se o especial “Emergência Climática,” com filmes como Arrasando Liberty Square, de Katja Esson, sobre gentrificação climática; Filhos do Katrina, de Edward Buckles Jr., que explora os efeitos do furacão Katrina; e Uma Vez Que Você Sabe, de Emmanuel Cappelin, que aborda o iminente colapso do planeta.

Frame do filme “Arrasando Liberty Square”, em cartaz na Mostra Ecofalante.

A mostra histórica deste ano é dedicada a cineastas mulheres latino-americanas, apresentando obras como De Certa Maneira, da cubana Sara Gómez; Araya, da venezuelana Margot Benacerraf; e Amor, Mulheres e Flores, da colombiana Marta Rodríguez e Jorge Silva.

A grande novidade desta edição é a mostra competitiva “Territórios e Memória,” com 27 filmes nacionais que exploram questões socioambientais brasileiras. A competição latino-americana, com filmes de sete países, e o Concurso Curta Ecofalante, com curtas de estudantes brasileiros, também são destaques.

Homenagem aos 30 anos do ISA

Neste ano, o festival homenageia os 30 anos do Instituto Socioambiental (ISA), exibindo nove filmes que destacam a defesa dos direitos dos povos indígenas e do meio ambiente. A estreia mundial de Mapear Mundos, de Mariana Lacerda, acontecerá no dia 3 de agosto, seguida de uma roda de conversa com a equipe do filme.

Além das exibições, a Mostra promove debates sobre inteligência artificial, emergência climática, cidades resilientes, direitos trabalhistas e taxação dos super-ricos. No dia 9 de agosto, acontece o encontro “A Sustentabilidade na Indústria Audiovisual,” discutindo práticas sustentáveis no cinema brasileiro.

Após São Paulo, a Mostra Ecofalante será apresentada em Brasília, Belém, Belo Horizonte, Porto Alegre e municípios do interior de São Paulo, refletindo o compromisso do evento em democratizar o acesso ao cinema.

A Mostra Ecofalante é gratuita e acontece em diversas salas, incluindo o Reserva Cultural e o Circuito Spcine. A programação completa pode ser encontrada no site oficial do evento. 

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile