A cena que viralizou e entrou para a história como a melhor tradução da catarse nacional ocorrida pela conquista do primeiro Oscar por um filme brasileiro, Ainda Estou Aqui, foi gravada na frente do Cine Passeio.

Além de histórica e emocionante, a imagem faz uma justiça poética, pois o complexo de cinemas de rua no centro de Curitiba tem como um de seus curadores o jornalista e crítico de cinema Marden Machado, que é, sem exagero, o grande especialista brasileiro (ou mundial) na premiação.

+ Leia também + Cine Passeio: o cinema de rua com maior taxa de ocupação do país

Tanto é verdade que, no próximo dia 8, Marden vai lançar uma verdadeira bíblia sobre a estatueta dourada. Cinemarden Vai ao Oscar traz resenhas de todos os longas de ficção vencedores do prêmio em todas as categorias.

Da primeira cerimônia, realizada dia 16 de maio de 1929, até a 97ª, justamente a noite do carnaval na calçada do Cine Passeio, em 2 de março deste ano.

O lançamento ocorrerá no próximo dia 08 de novembro, a partir das 15h, no Cine Passeio, no Espaço Valêncio Xavier.

Ao todo, são 1.012 filmes resenhados, além de um apêndice com informações e curiosidades sobre o prêmio da Academia, organizado por Felipe Haurelhuk, do canal Meu Tio Oscar. Só ficaram de fora os documentários de longa-metragem, pela dificuldade que o autor teve em vê-los todos, bem como os curtas de ficção, animação e documentário.

“Trata-se, até onde eu sei, da única obra no mundo a comentar os ganhadores do prêmio em quase todas as categorias.”

O projeto do livro foi desenvolvido ao longo dos últimos sete anos e, segundo o autor, pode ser “bastante útil como fonte de pesquisa para os amantes da sétima arte.

Marden acompanha a cerimônia de entrega do prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, mais conhecido como Oscar, há quase 50 anos. A primeira vez foi na noite de 29 de março de 1976.

Em seus planos iniciais sobre o livro, ele queria que o crítico Rubens Ewald Filho, carinhosamente chamado de “Senhor Oscar”, escrevesse o prefácio da obra.

Com a morte do crítico, ocorrida em junho de 2019, a tarefa coube a Luiz Carlos Merten, um dos mais respeitados críticos de cinema do Brasil.

Este é o quinto livro do autor, dentro de seu projeto Cinemarden, o nome do site onde ele reúne seu trabalho de crítica e jornalismo cultural.

Marden já lançou três volumes do Cinemarden: Um Guia (Possível) de Filmes e um temático, Cinemarden Vai aos Tribunais – Um Guia de Filmes Jurídicos e Políticos, com 420 filmes que abordam o Direito e a Política sob diferentes perspectivas, seja como tema central ou pano de fundo das narrativas.

Marden Machado e Marcos Jorge, os curadores do Cine Passeio em Curitiba. Foto: Maringas Maciel

Nascido em Teresina (PI), Marden Machado é jornalista, trabalhou e escreveu em diversos meios de comunicação. Servidor da Justiça Eleitoral aposentado, é palestrante, roteirista e comentarista de cinema no rádio. Mantém o canal no YouTube youtube.com/cinemarden e o site www.cinemarden.com.br.

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile