No último sábado (3) foi ao ar o quinto e derradeiro episódio o podcast “Waltel Branco – O Maestro Oculto”. O programa é um apêndice – ou um spin-off, como queiram – do projeto do livro de mesmo nome, escrito pelo jornalista Felippe Aníbal e lançado em 2023 pela editora Banquinho.

O projeto aborda desde as origens de Waltel e de sua família, além de seus primeiros acordes em Curitiba, na era das jazz bands, na década de 1950, as ascensão como nome internacional da música e os últimos dias do “outono” do maestro. Com o produto em audio, algumas dimensões do trabalho de Waltel são melhor entendidas. O podcast é obroigatório para quem gosta de música brasileira:

Multi-instrumentista, maestro, arranjador, Waltel Branco teve uma carreira tão plural que é possível contar a história da música brasileira da segunda metade do século XX para cá por meio de sua trajetória contada magistralmente no livro.

Leia um trecho do livro “Waltel Branco – O Maestro Oculto” publicado na revista Piauí.

Esteve no epicentro do surgimento da Bossa Nova, com destaque para a relação próxima com João Gilberto, de quem se tornou maestro. Como arranjador, transitou por diversos gêneros, do erudito ao popular, da black music ao brega, do samba ao rock, dos festivais aos infantis, da MPB aos regionais.

Do Jazz às Novelas

Paralelamente, foi diretor musical da Rede Globo por mais de 25 anos – desde a fundação da emissora –, consagrando-se como um dos responsáveis por cunhar uma linguagem musical aplicada às telenovelas.

Além de compor e fazer arranjos para trilhas de novelas, como “Escrava Isaura”, “Irmãos Coragem” e “Selva de Pedra”, atuou em séries, especiais e festivais da emissora. Teve, ainda, passagens pelo exterior, trabalhando com artistas como Dizzy Gillespie, Quincy Jones, Laurindo de Almeida, Henri Mancini e Paco de Lucía.

 

Apesar de tudo isso, morreu aos 89 anos sem que a história tenha feito justiça a sua trajetória. Com o livro e este podcast, Felippe Aníbal traz à luz a vida e a obra do velho maestro. De quebra, apresenta um saboroso relato sobre a evolução da música brasileira e seus bastidores.

 

LEIA TAMBÉM: Livro Gratuito celebra os 100 anos de Nelson Sargento 
Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile