Começa nesta segunda-feira (12) a Mostra Infantil Petrobras, um dos eventos do 52º Festival de Cinema de Gramado, que exibirá seis animações em curta-metragem com temáticas relacionadas à sustentabilidade e meio ambiente. As exibições acontecerão nas escolas da rede municipal de Gramado (RS) até o dia 16 de agosto.

Naves Solares: cinema sustentável para alunos da redepública. Foto: divulgação

Ao todo, são seis filmes que serão apresentados em sete sessões para alunos das escolas Moisés Bezzi, Nossa Senhora de Fátima, Henrique Bertoluci Sobrinho, Maximiliano Hahn, Senador Salgado Filho e Presidente Vargas. As animações da mostra foram realizadas com financiamento do Programa Petrobras Cultural.

Todas as animações da Mostra Infantil foram realizadas com financiamento do Programa Petrobras Cultural:

A Baleia Mágica

Sinopse: Três crianças vivem aventuras além da imaginação ao terem como melhor amiga uma baleia mágica!

Direção: Douglas Alves Ferreira

Auts e Stella

Sinopse: Auts está empolgado para fazer um filme no parquinho, mas acaba se intrigando com a chegada de Stella, que carrega uma lagarta na mão. Será que ela quer participar do filme?

Direção: Renato Barreto

Geração Alpha

Sinopse: Rebeca enfrenta o desafio de fazer seu melhor amigo, Marcelo, ler um livro. Em um mundo cada vez mais digital, será que ela conseguirá?

Direção: Débora Resendes e Iuri Moreno

O Micronauta

Sinopse: O explorador espacial Micronauta conta com a ajuda de Keka e do robô Xb-12 para explorar um planeta imenso e exótico.

Direção: Emerson Rodrigues

O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar

Sinopse: O Capitão Jack parte em busca de tesouros perdidos no oceano e descobre que o maior tesouro é a beleza da vida marinha.

Direção: Cláudio Fraga e Carlos Magalhães

O Dia da Inauguração do Mundo

Sinopse: Durante uma tempestade, uma irmã consola seu irmão assustado com um poema sobre a criação do mundo.

Direção: Camila Galarza e Ricardo Mendes

Naves solares e sustentabilidade

Neste ano, a Mostra Infantil Petrobras é realizada em parceria com o Ecocinema, produtora especializada em retratar histórias que promovem consciência e mudanças positivas na sociedade. A iniciativa leva cinema a espaços públicos para democratizar o acesso à sétima arte, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Em Gramado, serão utilizadas unidades móveis chamadas de “naves solares”, equipadas com sistema de energia solar fotovoltaica para a projeção dos filmes. Esta tecnologia representa um exemplo prático da utilização de energias renováveis, popularizando o conhecimento sobre o tema junto à população.

SERVIÇO

Onde: Escolas da rede municipal de Gramado, RS

Quando: De 12 a 16 de agosto de 2024

Quanto: Gratuito

LEIA TAMBÉM: “Cada Filme é uma Oração”, diz Matheus Nachtergaele em Gramado
Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile