Começa nesta segunda-feira (12) a Mostra Infantil Petrobras, um dos eventos do 52º Festival de Cinema de Gramado, que exibirá seis animações em curta-metragem com temáticas relacionadas à sustentabilidade e meio ambiente. As exibições acontecerão nas escolas da rede municipal de Gramado (RS) até o dia 16 de agosto.
Ao todo, são seis filmes que serão apresentados em sete sessões para alunos das escolas Moisés Bezzi, Nossa Senhora de Fátima, Henrique Bertoluci Sobrinho, Maximiliano Hahn, Senador Salgado Filho e Presidente Vargas. As animações da mostra foram realizadas com financiamento do Programa Petrobras Cultural.
Todas as animações da Mostra Infantil foram realizadas com financiamento do Programa Petrobras Cultural:
A Baleia Mágica
Sinopse: Três crianças vivem aventuras além da imaginação ao terem como melhor amiga uma baleia mágica!
Direção: Douglas Alves Ferreira
Auts e Stella
Sinopse: Auts está empolgado para fazer um filme no parquinho, mas acaba se intrigando com a chegada de Stella, que carrega uma lagarta na mão. Será que ela quer participar do filme?
Direção: Renato Barreto
Geração Alpha
Sinopse: Rebeca enfrenta o desafio de fazer seu melhor amigo, Marcelo, ler um livro. Em um mundo cada vez mais digital, será que ela conseguirá?
Direção: Débora Resendes e Iuri Moreno
O Micronauta
Sinopse: O explorador espacial Micronauta conta com a ajuda de Keka e do robô Xb-12 para explorar um planeta imenso e exótico.
Direção: Emerson Rodrigues
O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar
Sinopse: O Capitão Jack parte em busca de tesouros perdidos no oceano e descobre que o maior tesouro é a beleza da vida marinha.
Direção: Cláudio Fraga e Carlos Magalhães
O Dia da Inauguração do Mundo
Sinopse: Durante uma tempestade, uma irmã consola seu irmão assustado com um poema sobre a criação do mundo.
Direção: Camila Galarza e Ricardo Mendes
Naves solares e sustentabilidade
Neste ano, a Mostra Infantil Petrobras é realizada em parceria com o Ecocinema, produtora especializada em retratar histórias que promovem consciência e mudanças positivas na sociedade. A iniciativa leva cinema a espaços públicos para democratizar o acesso à sétima arte, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Em Gramado, serão utilizadas unidades móveis chamadas de “naves solares”, equipadas com sistema de energia solar fotovoltaica para a projeção dos filmes. Esta tecnologia representa um exemplo prático da utilização de energias renováveis, popularizando o conhecimento sobre o tema junto à população.
SERVIÇO
Onde: Escolas da rede municipal de Gramado, RS
Quando: De 12 a 16 de agosto de 2024
Quanto: Gratuito